O curso pretende fazer um apanhado das principais características do trabalho jornalístico, a partir dos seguintes tópicos: considerações sobre o histórico de formação do jornalista brasileiro, inserção no mercado e nas relações de trabalho/capital, estereótipos, hierarquia das redações e patronato; características e singularidades do ofício de jornalista que contribuem tanto para a identidade da profissão como para a construção de mitos sobre a rotina dos profissionais de mídia: sacrifício, imprescindibilidade, relacionamento com fontes, jabaculês, conhecimento pleno, isenção, gincanas e bestas-feras; discussão e organização de técnicas para realização de entrevista jornalística a partir de categorias (individual e coletiva); tratado geral sobre as relações naturalmente conflituosas entre jornalistas e autoridades, no Brasil, a partir das questões essenciais desse relacionamento, no dia a dia da profissão; conceito e visões práticas sobre a construção da pauta jornalística; utilização correta dos mecanismos de apuração e produção de conteúdo para a mídia, a partir dos conceitos de objetividade, utilização de frases curtas, relação tempo/espaço, simplicidade e impessoalidade; estudo da linguagem jornalística a partir de suas características básica; estudo comparativo entre as performances da mídia tradicional, ligada ao poder econômico e ao sistema financeiro nacional, e a mídia independente, oriunda de movimentos contra hegemônicos da internet. O papel de cada mídia no debate político, a dependência das Big Techs e o mercado de trabalho das novas plataformas de jornalismo.
O que você vai aprender
- Considerações sobre o histórico de formação do jornalista brasileiro, inserção no mercado e nas relações de trabalho/capital, estereótipos, hierarquia das redações e patronato.
- Características e singularidades do ofício de jornalista que contribuem tanto para a identidade da profissão como para a construção de mitos sobre a rotina dos profissionais de mídia: sacrifício, imprescindibilidade, relacionamento com fontes, jabaculês, conhecimento pleno, isenção, gincanas e bestas-feras.
- Discussão e organização de técnicas para realização de entrevista jornalística a partir de categorias (individual e coletiva), dentro de tópicos específicos: preparação, pesquisa, roteiro, estudo do ambiente, construção de texto, inserção de documentos, pontualidade, apresentação pessoal e controle emocional.
- Espaço para esclarecimentos e para tirar dúvidas dos temas abordados nas aulas 01 a 03.
- Tratado geral sobre as relações naturalmente conflituosas entre jornalistas e autoridades, no brasil, a partir das questões essenciais desse relacionamento, no dia a dia da profissão.
- Principais características das autoridades brasileiras, graus de intimidação, uso de evasivas, violência contra repórteres e intervenção de assessores de imprensa e afins. Técnicas específicas de abordagem para entrevistas com autoridades. Ensinamentos práticos sobre tratamentos pessoais no uso cotidiano da profissão de repórter.
- Conceito e visões práticas sobre a construção da pauta jornalística;
- Passo a passo dessa ferramenta essencial para a consolidação do noticiário, em qualquer veículo ou plataforma: pré-pauta, composição, organização e viabilização.
- Utilização correta dos mecanismos de apuração e produção de conteúdo para a mídia, a partir dos conceitos de objetividade, utilização de frases curtas, relação tempo/espaço, simplicidade e impessoalidade.
- Estudo comparativo entre as performances da mídia tradicional, ligada ao poder econômico e ao sistema financeiro nacional, e a mídia independente, oriunda de movimentos contra hegemônicos da internet.
- O papel de cada mídia no debate político, a dependência das big techs e o mercado de trabalho das novas plataformas de jornalismo.
- Estudo da linguagem jornalística a partir de suas características básica: uso da ordem direta, vocabulário, pirâmide invertida, lead, clichês, pontuação, acentuação, regras de aplicação de números, data, maiúsculas, minúsculas e siglas.
Espaço para esclarecimentos e para tirar dúvidas dos temas abordados nas aulas 05 a 10.
Conheça seu professor
Leandro Fortes
Leandro Fortes é jornalista, tem 56 anos de idade e 36 de profissão. Formado pela Universidade Federal da Bahia, foi repórter, em Salvador, da Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e TV Itapoan. Em Brasília, atuou no Correio Braziliense e nas sucursais de O Estado de S.Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, O Globo, Época, TV Globo e CartaCapital. Na Radiobrás (atual EBC), foi chefe da Agência Brasil e comentarista da Voz do Brasil, da Rádio Nacional. É criador do curso de jornalismo online do Senac do Distrito Federal, diretor da Escola Livre de Jornalismo e foi professor do curso de Jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). É sócio fundador e diretor da agência de marketing digital CobraCriada e editor do site Diário do Centro do Mundo (DCM), onde apresenta, diariamente, o programa de entrevistas e análise política Café da Manhã do DCM. É autor dos livros “Cayman: o dossiê do medo” (2002, Editora Record), “Fragmentos da Grande Guerra” (2004, Editora Record), “Jornalismo investigativo” (2005, Editora Contexto), “O Brasil no contexto” (coautor, 2007, Editora Contexto), “Políticos ao entardecer” (coautor, 2007, Editora Cultura) e “Os segredos das redações (2008, Editora Contexto). Pela Editora Senac-DF, publicou os livros “Beirute - Aromas, Amores e Sabores” (2004), “O Bistrô de Alice” (2005), “Gula D'África” (2007) e “Louco por café” (2009).
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