O curso se aprofunda em momentos fundamentais e analisa obras expressivas. Sempre em busca da interdisciplinaridade, o curso destaca aspectos artísticos, questões de estilo, com dados históricos, relacionando assim a história do cinema com a vida social. O curso se volta para as populações marginalizadas e suas representações cinematográficas. Para isso, analisa-se as mais diversas formas cinematográficas – cinejornal, documentário, ficção, filme experimental – e as maneiras como índios, negros, migrantes, mulheres, aparecem nas telas do cinema nacional. Como as camadas sociais são filmadas? Quais os protocolos utilizados em cada tipo de filme? O que muda quando a câmera passa a ser operada pelo oprimido? Para tratar dessas questões o curso se detém em movimentos, personalidades e filmes (clássicos, modernos e contemporâneos).
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Adilson Inácio Mendes
Historiador com mestrado e doutorado pela UNESP - Doutor em Cinema pela ECA-USP. Foi pesquisador da Cinemateca Brasileira (2000-2013). No Instituto Butantan (2014-2017) desenvolveu curadorias sobre história da ciência e cinema. Na Fundação Armando Alvares Penteado (2018) ministrou aulas no curso de pós-graduação em documentário. Em 2019, ministrou o curso de história do cinema na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é membro do grupo de pesquisa, inscrito no CNPq, Narrativas Tecnológicas, que está inserido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!