A teoria psicanalítica do trauma presume um certo entendimento da relação entre agressividade, violência e destrutividade. Violência não é toda e qualquer forma de agressividade, mas aquela que viola o pacto humano sem restituir-lhe uma forma mais ampliada.
As formas silenciosas da violência, como a intimidação, a leniência e a indiferença forçada são, hoje, as mais sensíveis formas de recusa ao reconhecimento. A partir do problema da legitimação do poder, da imposição coercitiva de hierarquia e da busca por estabilização de autoridade, vamos discutir com a obra O animal social, de Elliot Aronson.
Conheça seu professor
Christian Dunker
Christian Ingo Lenz Dunker, nascido em 1966, psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP, coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP), analista-membro do Fórum do Campo Lacaniano. Doutor e livre docente pela USP, com pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University, youtuber (Falando Nisso) e articulista da UOL-TILT. Autor de mais de 100 artigos científicos e professor convidado em mais de 15 universidades estrangeiras. Autor de “Estrutura e constituição da clínica psicanalítica” (Annablume, Prêmio Jabuti, 2012), “Mal-estar, sofrimento e sintoma” (Boitempo, Prêmio Jabuti, 2015) e “Reinvenção da intimidade” (Ubu, 2016), “O palhaço e o psicanalista” (Planeta, 2018, com Claudio Thebas), “Autobiografia da depressão” (Paidós, 2020), “Lacan e a democracia” (Boitempo, 2022) e “Lutos finitos e infinitos” (Paidós, 2023).
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!