O curso traz elementos para compreensão do processo de formação histórica e social do cordel no Brasil. Tem como proposta pensar o cordel como poesia genuinamente brasileira, questionando criticamente as antigas abordagens que o subalternaram ao pensamento europeu, oferecendo-lhe um olhar autônomo, fruto da criatividade e invenção do povo.
O que você vai aprender
Panorama da “poesia popular” no Brasil
Em busca de um conceito de poesia
No caminho de um conceito para “poesia popular”
Na trifurcação do que seria “poesia popular brasileira”: o juazeiro poético nordestino.
a) História: fundação: a geração Princesa
Leandro Gomes de Barros e a fundação do cordel
Silvino Pirauá de Lima, o poeta enciclopédico
João Martins de Athayde, o mercador da poesia
Francisco das Chagas Batista e a Popular Editora.
b) Quatro voos no Pavão Misterioso
José Camelo, o helicóptero em forma de pássaro
Delarme Monteiro, as torres e o encantamento
Antonio Teodoro, o poeta garimpeiro
Eneias Tavares, de realidade e ficção
Manoel Camilo, Wladimir Carvalho e Orígenes Lessa: ecos de São Saruê
Leandro Gomes de Barros, José de Alencar e Luís Jardim: o boi misterioso
José Bernardo da Silva, o herói dos sertões
As editoras Prelúdio e Guajarina, faróis do cordel.
De Francisco das Chagas Batista
Da Casa de Rui Barbosa
Do Banco do Nordeste
O dicionário de Zé Alves Sobrinho e Átila Almeida
De Sebastião Nunes Batista
De Manuel Diégues Júnior
Da Secretaria de Cultura do Ceará
De Zeca Pereira
A antologia de mulheres da Academia Sergipana de Cordel.
Conceitos fundamentais do cordel
Métrica, ritmo, rima, estrofação
O Cordel face à Lírica
O Cordel face à Épica
O Cordel face ao Drama
O Cordel e os novos gêneros literários.
Cordel e repente: um erro e um desconcerto
Cordel e xilogravura: um erro acadêmico
Cordel e cantoria: equívoco modal
O cordel brasileiro e o cordel português: distâncias de além-mar.
O Ceará e seus problemas: academias e associações
O Cordel no Crato e em Juazeiro: história e resistência
Manoel Monteiro e o Cordel em Campina Grande e adjacências
As vicissitudes do Cordel em Pernambuco: da Unicordel à Interpoética
Natal e Mossoró: Casa do Cordel, Estação do Cordel e Queima Buxa
O Cordel na Bahia e em Sergipe: tudo de bom
O Cristo Redentor e a ABLC
O Cordel na Terra da Garoa
O Cordel no Rio Grande do Sul
O cordel no Norte: Belém
As mulheres como vanguarda no estudo do Cordel:
Jerusa Pires Fereira: Cavalaria em Cordel: o passo das águas mortas
Márcia Abreu: Histórias de Cordéis e Folhetos
Ruth Terra: Memórias de Lutas
Maristela Mendonça: Uma Voz Feminina no Mundo do Folheto
O Movimento Nacional do Cordel Sem Machismo: ações, reações e retaliações.
Conheça seu professor
Aderaldo Luciano
Aderaldo Luciano é doutor e mestre em Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, escritor, poeta e pesquisador das produções culturais do povo brasileiro, especialmente da poesia e da música, concentrando-se mais diligentemente no Cordel e no Forró. Autor do livro Apontamentos Para Uma História Crítica do Cordel Brasileiro, no qual cria a Teoria do Cordel Brasileiro, na senda da decolonialidade, questionando o sequestro da voz e da letra dos povos originários, do africano escravizado e das mulheres no processo de criação, divulgação e consolidação da poesia do povo no Brasil.
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