Este curso tem como objetivo apresentar a forma distorcida como a África e os africanos foram inseridos na História Antiga, a perspectiva africana sobre esse processo e sua influência atual, e, por fim, revisitar alguns temas tradicionais da História Antiga mostrando como a inserção de territórios, pessoas e práticas africanos contribuíram para a consolidação de elementos fundamentais do mundo antigo. Nesse sentido, é importante entender com mais profundidade a complexidade dessa experiência antiga e como a integração da experiência africana e asiática é fundamental para a construção mais adequada de sua narrativa. Para tanto, propomos, aqui, um curso que tem como objetivo apresentar criticamente três elementos: • O lugar da África no discurso tradicional da História Antiga. Trata-se, neste ponto, de apresentar como a África foi integrada à História Antiga. • A criação de uma narrativa africana, em contexto pós-colonial, sobre a História Antiga, que começava a se organizar de forma mais objetiva entre as décadas de 1950 e 1960, tendo como expoente o intelectual e ativista político senegalês Cheick Anta Diop, a partir de sua proposta do Egito associado à negritude e à pan-africanidade; bem como a inversão de certos aspectos civilizatórios; • A observação de territórios, narrativas e pessoas africanas na organização do que chamamos de mundo greco-romano.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Gilberto da Silva Francisco
Gilberto da Silva Francisco é professor da Área de História Antiga (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp), vice Coordenador do curso “As Áfricas e suas diásporas” (Unifesp e Universidade Aberta do Brasil - UAB) e membro sênior estrangeiro da École française d’Athènes (EfA). É Bacharel e Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FFLCH e FE-USP), Mestre e Doutor em Arqueologia (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - MAE-USP) e Pós-doutorado em Arqueologia (MAE-USP). É editor da Revista Heródoto (ligada ao grupo de Estudos sobre o Mundo Clássico e suas conexões afro-asiáticas da Unifesp).
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!