Teoria Crítica é uma expressão formulada há cerca de um século por Max Horkheimer. Ela nasce de uma necessidade teórica que está intimamente ligada a uma urgência prática. Ou seja, seu objetivo é mostrar que teoria e prática se inspiram mutuamente. A tarefa da teoria é uma tarefa crítica, mas também autocrítica, pois cabe ao trabalho teórico mostrar como funciona o pensamento e como ele pode afetar a realidade, para o bem e para o mal. A diferença fundamental da teoria crítica em relação às teorias tradicionais que buscam explicar o mundo e a sociedade, é que ela visa mudar as condições reais da vida. Enquanto filosofia do conhecimento e filosofia social, método de pensamento e análise da sociedade atual, a teoria critica busca fazer uma anatomia da sociedade que permita criar condições para sua transformação prática. Nesse sentido, o direito, o jornalismo, a educação, as artes, a administração, a psicologia, a saúde, as ciências humanas de um modo geral, e muitos outros campos, podem se beneficiar da lente da Teoria Crítica enquanto, por meio dela, se visa melhorar as condições de vida das pessoas partindo da premissa de que uma vida boa e justa é uma vida marcada pela capacidade de reflexão que leva à autonomia da ação. O curso se organiza em 15 aulas nas quais são analisados textos fundamentais de Max Horkheimer, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Christoph Türcke e outros. O curso tem como objetivo apresentar aos participantes os tópicos fundamentais do método da Teoria Critica fornecendo bases para a reflexão nos diversos campos citados.
O que você vai aprender
- A Escola de Frankfurt e o surgimento da Teoria Crítica no começo do século XX;
- A atualidade da teoria crítica.
- Teoria Tradicional e Teoria Crítica.
- Eclipse da Razão.
- Teses sobre o Conceito de História, teoria do conhecimento e análise da religião.
- Teoria do conhecimento, filosofia geral e conceito de dialética.
- Análise do texto de Adorno e Horkheimer.
- Sociedade do Espetáculo de Guy Debord e Sociedade Excitada de Christoph Türcke.
- O cidadão unidimensional.
- Jornalismo, publicidade e produção de sentidos.
- Educação após Aushwitz.
- Relações entre psicologia e sociologia.
Conheça sua professora
Márcia Tiburi
Graduada em Filosofia (PUC-RS, 1991) e Artes Plásticas (UFRGS, 1996), mestre em Filosofia (PUC-RS) e doutora em Filosofia (UFRGS, 1999), pós-doutorado em Artes (UNICAMP, 2010). É professora da Universidade Paris 8. Autora de diversos livros, entre eles Metamorfoses Do Conceito - Ética e Dialética Negativa em Theodor ADORNO (Ed: UFRGS, 2005). Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, epistemologia, política e feminismo.
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