De que efetivamente estamos falando quando nos referimos a “segurança pública”? O que exatamente seria o crime? Como conceituar a violência? A ausência de crime configuraria a plena realização da segurança pública? Faz sentido falar em segurança quando a sociedade está submetida a uma ditadura? Em nosso país, essas indagações tornaram-se urgentes e estratégicas e as respostas devem nos conduzir a análises críticas do encarceramento em massa, da guerra às drogas e do seguinte fenômeno dramático, aparentemente paradoxal: as instituições inscritas no campo da Justiça criminal têm agravado as desigualdades, em todas as suas manifestações, intensificando o racismo estrutural, a exploração de classe e o patriarcalismo. Compreende-se como se dá esse processo, examinando a história da transição política, indissociável, evidentemente, das condições estruturais permanentes que marcaram nossa formação social. O curso pretende responder às perguntas e indicar alternativas que nos ajudem a construir um futuro digno, menos iníquo e violento, compatível com os direitos humanos.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Luiz Eduardo Soares
Luiz Eduardo Soares é escritor, antropólogo, cientista político e pós-doutor em Filosofia Política. É professor visitante da UFRJ, professor aposentado da UERJ e ex-professor do IUPERJ e da UNICAMP. Foi visiting scholar nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Publicou 20 livros, dos quais os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019) e “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil”(Boitempo, 2020). Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Sub-Secretário de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de Secretário Municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.
Pré-requisitos
Vontade de aprender
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!