O que você vai aprender
Nesta aula abordaremos os conceitos de preconceito, discriminação e racismo. E abordaremos de forma introdutória as concepções individualistas, institucional e estrutural do racismo.
Abordaremos o racismo como processo político e histórico, apontando sua relação com a política, a economia, a ideologia, o imaginário coletivo e as relações interpessoais.
Abordaremos o processo histórico por meio do qual o racismo ganha um status de normalidade sistêmica, produzindo indiferença e/ou desejo pela violência contra o inimigo historicamente construído.
Esta aula desenvolve o conteúdo da aula anterior, apontando como o racismo se naturaliza e se reproduz, por meio de determinadas perspectivas supostamente cientificas e também por meio da cultura hegemônica.
Nesta aula abordaremos a relação entre racismo e os estados modernos e contemporâneos, apontando a relação do racismo com o poder e o capitalismo.
Abordaremos o conceito de biopolítica na perspectiva de Michael Foucault e o conceito de necropolítica na perspectiva de Achille Mbembe, e como ambos se relacionam historicamente com a produção e a reprodução do racismo.
Nesta aula abordaremos as diferentes perspectivas de origem, funcionamento e objetivo do Direito. Também abordaremos a relação entre Raça e legalidade, e direito e luta antirracista.
Nesta aula abordaremos a profunda relação entre a estrutura econômica do capitalismo e o racismo como processo político, histórico e estrutural.
Abordaremos a interseccionalidade entre estes dois conceitos e a profunda necessidade do engajamento político para superação do racismo. Também identificaremos que, com a perpetuação do racismo, não há possibilidade de verdadeira democracia.
Nesta aula procuraremos retirar o conceito do amor de uma esfera meramente romântica, individualista, sentimental e alienada dos dramas da humanidade. Trabalharemos o amor como modo existencial que possibilita o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos em interação. Portanto abordaremos o amor como manifestação ético-política necessariamente antirracista.
Conheça seu professor
Pastor Henrique Vieira
Teólogo, pastor, ator, pesquisador da arte do palhaço, professor, cientista social, historiador e escritor. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Em maio, lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução” pela editora Objetiva. Atualmente é Deputado Federal eleito pelo PSOL RJ.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!