Instituto Conhecimento Liberta

Por uma Polícia do Povo

Pedro Paulo Chê
Pilar: Cultural
Por uma Polícia do Povo
Esse e mais de 270 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

Um curso voltado a um debate sem filtro sobre segurança pública e Polícia. Essa será uma oportunidade ímpar para que você possa entender as entranhas destes Sistema a partir da colaboração de policiais, especialistas e ativistas sociais que estarão participando dessa grande construção. Longe de querer abranger todas as variantes do assunto, mas cientes de que com o conteúdo disponibilizado será possível desenvolver um conhecimento aprofundado em questões vitais, como: sistema Penitenciário; guerra às drogas; armamento da população; direitos humanos; violência contra grupos vulneráveis; controle da atividade; milícias e grupos de extermínio; facções criminosas; imprensa; comunidade; tráfico de armas; desmilitarização e etc. Esse primeiro curso tem como escopo apresentar a você os pontos chaves nesse assunto, de forma a constituir-se em um aporte único, inédito, não ofertado em outras plataformas, seja quanto a sua sistematização, ou quanto a qualidade do quadro colaboradores, onde se prezará pelo conhecimento técnico/científicos, experiência e convivência dentro do Sistema.

O que você vai aprender

No que se baseia o clamor por mais armas na sociedade brasileira? As verdades e mentiras relacionadas a este desejo, tendo como enfoque especial o cidadão que quer ele se armar. Finalizar com a exposição da ineficiência da arma enquanto instrumento de defesa, inclusive para policiais.

Abordaremos o alto custo financeiro relativo ao Sistema Prisional, inclusive em comparação a outros custos sociais. Tais gastos postos em perspectiva frente a variantes. Os números relacionados a reincidência, e sua incidência dentro de modelos alternativos. A Ressocialização e propostas para o Sistema.

Está é uma das mais nocivas e influentes ideias dentro dos círculos policiais: de que todos estão contra as policiais e os policiais. Mostraremos como Estado, Ministério Público, Judiciário, Advocacia, e – especialmente - a imprensa agem nesta relação. Será que de alguma forma isso se sustenta?

Traremos uma breve história do crime organizado no Brasil, surgimento e causas prováveis. Será exposta a singularidade quanto a origem dessas facções no Brasil (penitenciária), em detrimento a de outros países. Concluiremos com a reflexão sobre como nosso modelo penitenciário favorece a que novos quadros adentrem nas facções.

Um debate acerca dos números do arsenal do país e seu progresso em determinados momentos e sua relação com o aumento da violência. Trazendo a desvalorização e exposição do serviço policial a partir da promoção de uma cultura armamentista no país.

Abordaremos os assustadores números da violência no Brasil de forma a demonstrar que, embora seja difusa a insegurança, ela se dá em níveis severamente desiguais tendo em vista certos recortes da população brasileira, em especial grupos vulneráveis. Finalizaremos com o exame de questões sensíveis que colaboram para esse quadro e soluções experimentadas que obtiveram resultados no enfrentamento desta chaga.

Quão grande é o número de armas desviadas que estão na mão da criminalidade? Quem são os grandes fornecedores das armas nas mãos da criminalidade? Demonstrar o aumento nos últimos anos no arsenal brasileiro e como se dá sua distribuição. Concluir com os ganhos em rendimentos e acionários das empresas ligadas a este mercado.

Abordaremos a falsa relação que se constrói a partir de ações isoladas voltadas a um marketing institucional. Traremos a importância de uma polícia cidadã se realizar na sua atividade fim, e não usurpando atividades outras. Finalizar com a exposição da necessidade de se construir uma ponte entre polícia e comunidade.

Trazer o problema quanto as formas de controle da atividade policial, por perspectivas ora corporativista: seja na perseguição ou leveza com que trata os quadros policiais; seja quanto a atuação do Ministério Público: apontado – por muitos - como leniente para com os erros policiais –a exceção nos casos em que a situação se torna midiática. Concluindo com a abordagem de perspectivas e ferramentas que possam auxiliar na mudança deste quadro.

Traremos um debate, a partir desses jargões frequentemente utilizados, sobre as duas principais narrativas na discussão da segurança pública, abordando suas derivações a partir de projetos  e programas, bem como nas disputas pela predominância na segurança.

O número de agentes da segurança privada é igual ao número de todos os policiais do Brasil. Como é a regulação desta força e como se dão os conflitos de interesse a partir de policiais sócios dessas empresas. O desvio de armas de seus arsenais. Por fim, as atenções que devemos ter para que não se constituam em milícias.

Um debate sobre a falsa ideia de que o Brasil já foi um “país pacífico”, a partir das inúmeras formas de violência sempre estiveram presentes – realçando a realidade da segunda metade do século XX. Por que, não só no Brasil - mas na América Latina, a violência asseverou a partir do fim do século XX. Concluiremos com um panorama quanto a falta de atenção frente a violência contra os grupos vulneráveis.

Uma policial sem participação social é uma polícia muito mais propensa a transgredir e se corromper. Traremos algumas medidas que reforçaram essa perspectiva além de um quadro geral que explica por que as forças são tão reativas a participação do povo em suas gestões.

Conheça seu professor

Por uma Polícia do Povo

Pedro Paulo Chê

Nordestino, recifense, formado em História pela UFPB e durante algum período Professor de História até que me tornei Policial Civil em 2012. Fui dirigente sindical e membro de federação da categoria. Estou membro do Conselho Nacional dos Policiais Antifascismo e Coordenador do Rio Grande do Norte. Ex-membro do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura/RN e atual Membro do Conselho Estadual de Política sobre Drogas/RN; membro convidado pela Fundação Perseu Abramo para compor corpo de redação do Programa de Segurança para a Campanha do Lula (2022); Coord. De Comunicação do Setorial de Segurança Nacional do PT; membro do Coletivo Estrela e a partir desse momento integrante da Equipe do ICL.

40.000
Alunos
450
Avaliações
99%
Avaliações Positivas
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.

Conheça outros cursos

Cuba – Uma luta, muitas histórias

Cuba – Uma luta, muitas histórias

Coletivo de Professores Coletivo de Professores
O pobre de direita

O pobre de direita

Jessé Souza Jessé Souza
Finanças e Investimentos

Finanças e Investimentos

Eduardo Moreira Eduardo Moreira
Espanhol

Espanhol

Pilar Monteiro Pilar Monteiro
Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Bernard Lahire Bernard Lahire
Francês

Francês

Millena Rocha Millena Rocha
Introdução à Meditação Mindfulness

Introdução à Meditação Mindfulness

Marco Schultz Marco Schultz
Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Eva Illouz Eva Illouz
Excel

Excel

Arlane Gonçalves Arlane Gonçalves
Italiano

Italiano

Linda Riolo Linda Riolo
Apocalipse Tecnológico

Apocalipse Tecnológico

Adam Alter Adam Alter
Sociologia para compreender o Brasil

Sociologia para compreender o Brasil

Jessé Souza Jessé Souza
10 Lições de Psicanálise

10 Lições de Psicanálise

Daniel Omar Perez Daniel Omar Perez
A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

Rodrigo Vianna Rodrigo Vianna
Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Jessé Souza Jessé Souza
Filosofia

Filosofia

Suze Piza Suze Piza
Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Evgeny Morozov Evgeny Morozov
How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

Noam Chomsky Noam Chomsky
Inglês

Inglês

Julia Barreiro Julia Barreiro
A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

Janaína Teles Janaína Teles
+ DE 300
cursos e documentários
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas

Quem Somos

Somos um instituto de educação e cultura que acredita que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada pelo conhecimento. Buscamos democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando-os simples e acessíveis a todos.

Surgimos com a certeza que o aprendizado é notável quando este processo é agradável.

Nascemos com a missão de mostrar que não existem barreiras quando há vontade de pensar e aprender. O nosso propósito é mostrar o caminho para que você se liberte pelo conhecimento.

Vamos juntos construir o futuro que o mundo precisa?!

Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email [email protected]

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para [email protected] solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email [email protected]. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).