Hannah Arendt é uma das principais filósofas do Ocidente, conhecida como pensadora da crise e do recomeço, produziu uma obra incomparável sobre os acontecimentos do século XX e seus desdobramentos, textos esses que nos ajudam sobremaneira a compreender nosso próprio tempo. Ao longo das aulas percorreremos alguns de seus principais livros evidenciado não apenas as teses defendidas pela filósofa, mas sua capacidade de avaliar com rigor teórico as principais questões de seu tempo, criando diagnósticos que se tornaram referência não apenas na Filosofia, mas no Direito, na Ciência Política e nas Ciências Humanas de maneira geral. Pensar com Hannah Arendt é se debruçar sobre a forma e conteúdo deste pensamento e criar uma relação profunda com ele. No entanto, o curso não é subserviente ao pensamento da filósofa, nem às suas teses, a proposta é de diálogo com essa obra. O que propomos é pensar também contra a pensadora ao fazer o exercício crítico de examinar juntos as tensões desta mulher e filósofa com a esquerda de tradição marxista, as muitas contradições em relação à democracia estadunidense e os, para dizer o mínimo, equívocos em relação às questões raciais. Em cada aula estudaremos uma obra, leremos trechos de textos e faremos discussões sobre aspectos centrais para que a obra da filósofa seja introduzida. Objetivos: Introduzir o estudo da obra de Hannah Arendt; explorar o exercício crítico na avaliação de obras por meio da reflexão filosófica; apresentar criticamente em linhas gerais as principais obras de Hannah Arendt. Dentre os conceitos que estudaremos, podemos elencar: natureza do totalitarismo, violência, amor mundi, mal banal, condição humana, conivência, política.
O que você vai aprender
Vamos discutir a maneira pela qual abordaremos essa grande pensadora e o que é esse exercício de pensar com e contra um autor. Nessa aula faremos uma apresentação geral das principais temáticas que encontramos na Filosofia de H. Arendt, bem como as questões que procura responder.
Nesta aula estudaremos um dos conceitos mais mencionados de Hannah Arendt, o conceito de mal banal. ele será estudado na sua vinculação necessária com a temática da ausência de pensamento.
Nesta aula vamos estudar a obra em que Hannah Arendt elabora um de seus principais relatos histórico-filosóficos acerca dos seres humanos em sociedade.
Um vislumbre de uma das principais obras do Ocidente, pano de fundo das teses filosóficas de H. Arendt, e leitura do acontecimento que ressignificou profundamente a filosofia política. Além das Origens, avaliaremos alguns ensaios da obra Compreender.
Afinal, há ainda algum sentido para a política? Neste encontro discutiremos algumas das definições possíveis para o conceito de política e sua finalidade.
Vamos falar sobre educação, natalidade e tradição.
Racismo negro, segregação racial e conservadorismo político. Hannah Arendt racista?
Onde se encaixa Hannah Arendt no espectro das teorias políticas? Qual liberdade?
Ao longo das aulas, vários trechos de textos de Kafka serão utilizados. Nesta aula vamos discutir a influência deste autor na produção teórica desta filósofa e em sua biografia.
Sobre o cuidado como conceito político e o conceito de amor mundi.
Conheça sua professora
Suze Piza
É professora na UFABC nos cursos de Filosofia e Ciências Humanas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e no Programa de Economia Política Mundial. Foi pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora no Departamento de Filosofia (IFCH) da UNICAMP entre 2015-2017. É doutora em Filosofia pela UNICAMP. Tem diversos artigos e livros publicados na área. É membra do Grupo de Pesquisa em Metafísica Contemporânea (UFRN) e da Rede de pesquisa africanidades (UFBA).
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!