O curso pretende fazer uma análise das práticas políticas e sociais da extrema-direita do Brasil. Ao nosso ver, o bolsonarismo se estabelece como uma das versões mais claras e radicais da nova extrema direita hoje no mundo. A ascensão do bolsonarismo institui uma relação profunda com perspectivas ideologias de neofascismo e neonazismo que o colocam em uma situação singular perante outros fenômenos de mesmo campo em outros países. Nesse contexto, o curso pretende analisar as perspectivas da gramática e da estética nazista nesse movimento que ocupa o espaço público no país desde de a crise democrática que se estabelece no Brasil desde o ano de 2016. Um dos elementos fundamentais desse momento político é a relação do bolsonarismo com perspectivas higienistas e genocidarias. Muitas vezes essas práticas são apresentadas como referências positivas por Bolsonaro desde o início de sua carreira. As condições políticas e sanitárias deram condições para que o bolsonarismo implementasse suas agendas históricas. Sobre isso falaremos e discutiremos no presente curso.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Michel Gherman
Professor do Departamento de sociologia e do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Pesquisador do Centro Vital Sasson de Estudos de Anti-Semitismo da Universidade Hebraica de Jerusalem.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!