Instituto Conhecimento Liberta

O mundo do avesso: mídias sociais, política e desinformação

Letícia Cesarino
Pilar: Cultural
O mundo do avesso: mídias sociais, política e desinformação
Esse e mais de 250 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

Aprender estratégias para comunicar com eficácia nas redes é importante, mas é igualmente essencial entender como e por que isso ocorre. Este curso pretende abrir as ‘caixas pretas’ das plataformas e algoritmos para visibilizar como esses aparatos influenciam na produção da verdade e das identidades políticas hoje, através do estudo de caso da ascensão da extrema direita no Brasil. Abordaremos o problema a partir de duas dimensões articuladas: uma de diagnóstico, com base em pesquisas multidisciplinares de ponta sobre o tema; e outra mais aplicada, com recomendações sobre atuação política em ambientes digitais. Cada aula trabalhará uma dimensão da convergência tecnopolítica entre plataformas e extremismo.

O que você vai aprender

O curso inicia apresentando um dos principais modos pelos quais as plataformas influenciam a vida social e política: através da aceleração do tempo. Os algoritmos embutidos no design das plataformas têm, via de regra, um viés de operação em tempo real, cujo objetivo não-declarado é conduzir o usuário a um estado de influenciabilidade – a base do modelo de negócios da indústria tech. Este estado mental prepara o terreno para a atmosfera de ameaça e crise permanente na qual vicejam os discursos da extrema direita. Além do viés temporal, mostraremos como as plataformas desorganizam os parâmetros do mundo pré-digital por meio do que a literatura chama de “colapso de contextos”, ou seja, uma confusão de fronteiras entre categorias estruturantes do mundo pré-digital como público e privado, fato e ficção, autenticidade e fraude, liberdade e manipulação.

Esta aula abordará o modo como novas identidades políticas são formadas através da mediação dos algoritmos. Em 2018, a topologia fractal e não-linear das novas mídias cibernéticas propiciaram a produção de públicos caleidoscópicos onde cada segmento, e no limite cada usuário, recebia uma imagem personalizada de Jair Bolsonaro – ele era, ao mesmo tempo, um e muitos. Como o viés de confirmação dos algoritmos entrega ao usuário realidades que tendem a confirmar suas pré-concepções, muitos passaram a acreditar piamente que a sua imagem do real era a única verdadeira – que os ‘cidadãos de bem’ eram de fato o ‘povo brasileiro’. Enquanto isso, por trás das telas, acontecia algo bem diferente. Os usuários eram desagregados em fragmentos de comportamento, que são então agregados (“clusterizados”) com os de outros usuários, induzindo os indivíduos a seguirem o comportamento global dessas “multidões” digitais indivisíveis. Discutiremos como metáforas como gado ou robô não estão de todo equivocadas, pois a cibernética de fato não diferencia humanos de animais ou máquinas, pois o que interessa é o comportamento externo e a possibilidade de encontrar nele padrões que o tornem previsível e controlável.

Os usuários da internet não nascem todos iguais: há seguidores e seguidos, influenciadores e influenciados. Na medida em que as plataformas disponibilizam milhões de usuários em estado de influenciabilidade, essas multidões online podem ser agenciadas por agentes (visíveis ou camuflados) que sabem como o ambiente funciona, e que usam os algoritmos a seu favor. Nesta aula, discutiremos como a atuação tática nos ambientes digitais se dá por meio do que a literatura sobre guerra híbrida chama de “abordagem indireta”. Recapitularemos as raízes da internet na “cibernética das máquinas” durante a Segunda Guerra e a Guerra Fria, mostrando como a lógica da guerra ainda está presente no modo como os algoritmos interpelam os usuários humanos. Mostraremos, com base no caso do Telegram no Brasil, como a topologia complexa da internet de hoje se bifurca em camadas de superfície (redes sociais, mídia do mainstream) e “públicos refratados” operando em subterrâneos como aplicativos de mensagens, o que maximiza a ação de guerrilhas digitais.

Muitos de nós já tivemos a estranha sensação de que a internet está produzindo mundos paralelos que nos aparecem, muitas vezes, como mundos invertidos. Nesta aula, explicaremos que essas impressões subjetivas têm uma base objetiva e material no modo como as plataformas induzem processos dialéticos que a antropologia qualifica de ‘antiestruturais’. Esses processos, que são muitas vezes entendidos pelos próprios usuários através de metáforas como a red pill do filme Matrix ou o rabbit hole de Alice no País das Maravilhas, operam simultaneamente em várias escalas: na construção tática de narrativas, no design de memes, na cognição individual, em padrões agregados de comportamento de rede, na agência algorítmica. Nesta aula, trabalharemos essa ideia em profundidade através da estrutura e a dinâmica das teorias da conspiração, com base em estudos interdisciplinares sobre o tema.

A última aula abordará como os públicos da extrema direita operaram durante o governo Bolsonaro, e o que ocorreu com eles diante da derrota eleitoral em 2022. Trataremos de problemáticas mais recentes, como o aumento do extremismo em atos antidemocráticos, massacres em escolas, e o crescimento do neonazismo no Brasil. Com base em um estudo de caso da invasão dos prédios dos três poderes em 8 de janeiro de 2023, buscaremos responder quando e como a violência online transborda para o off-line. A aula fecha o curso discutindo as principais frentes de ação para combater o recrudescimento do extremismo no Brasil: regulação de plataformas nos âmbitos do Legislativo, Executivo e Judiciário; educação midiática e letramento digital; estratégias de comunicação em redes e táticas de guerrilha digital.

Conheça sua professora

O mundo do avesso: mídias sociais, política e desinformação

Letícia Cesarino

Letícia Cesarino é antropóloga com doutrado na Universidade da Califórnia (Berkeley), professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de O Mundo do Avesso: Verdade e Política na Era Digital (UBU Editora, 2022).

40.000
Alunos
450
Avaliações
99%
Avaliações Positivas
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.

Conheça outros cursos

10 Lições de Psicanálise

10 Lições de Psicanálise

Daniel Omar Perez Daniel Omar Perez
LinkedIn Profissional: Marca Pessoal e Vagas

LinkedIn Profissional: Marca Pessoal e Vagas

Arlane Gonçalves Arlane Gonçalves
13 Livros para compreender o Brasil

13 Livros para compreender o Brasil

Suze Piza e Lindener Pareto Suze Piza e Lindener Pareto
Mindfulness e Meditação

Mindfulness e Meditação

Marco Schultz Marco Schultz
Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação

Geneflides Laureno Geneflides Laureno
O partido dos Panteras Negras: luta antirracista e a revolução nos Estados Unidos

O partido dos Panteras Negras: luta antirracista e a revolução nos Estados Unidos

Jones Manoel Jones Manoel
Filosofia

Filosofia

Suze Piza Suze Piza
Gerenciamento de Estresse

Gerenciamento de Estresse

Dani Oxer Dani Oxer
O que você ainda não sabe sobre racismo

O que você ainda não sabe sobre racismo

Jessé Souza Jessé Souza
A Faixa de Gaza: Guerra e Colonialismo

A Faixa de Gaza: Guerra e Colonialismo

Isabela Agostinelli Isabela Agostinelli
Um Estado genocida, uma Democracia excludente

Um Estado genocida, uma Democracia excludente

Viviane Gouvêa Viviane Gouvêa
Inteligência Artificial: temas e prática

Inteligência Artificial: temas e prática

Nelson Augusto Oliveira de Aguiar Nelson Augusto Oliveira de Aguiar
Inglês

Inglês

Julia Barreiro Julia Barreiro
How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

Noam Chomsky Noam Chomsky
Como começar seu canal no YouTube

Como começar seu canal no YouTube

Helder Maldonado e Marco Bezzi Helder Maldonado e Marco Bezzi
Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Jessé Souza Jessé Souza
Fotografia Contemporânea na Era Digital

Fotografia Contemporânea na Era Digital

Ricardo Stuckert Ricardo Stuckert
Economia Comportamental

Economia Comportamental

Eduardo Moreira Eduardo Moreira
Mahatma Gandhi: Desobediência e virtude

Mahatma Gandhi: Desobediência e virtude

Lindener Pareto Lindener Pareto
ChatGPT: O que podemos aprender com os robôs

ChatGPT: O que podemos aprender com os robôs

Robson Ferreira Robson Ferreira
+ DE 250
cursos online
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas

Quem Somos

Somos um instituto de educação e cultura que acredita que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada pelo conhecimento. Buscamos democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando-os simples e acessíveis a todos.

Surgimos com a certeza que o aprendizado é notável quando este processo é agradável.

Nascemos com a missão de mostrar que não existem barreiras quando há vontade de pensar e aprender. O nosso propósito é mostrar o caminho para que você se liberte pelo conhecimento.

Vamos juntos construir o futuro que o mundo precisa?!

Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email contato@institutoliberta.com.br

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para contato@institutoliberta.com.br solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email contato@institutoliberta.com.br. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).