O curso parte do estabelecimento do marco conceitual para abordar o sócio-espacial-ambiental contemporâneo. Trata das inter-relações entre o físico, o social e o ecológico, a partir das questões que afetam o sujeito hoje. Considerando os tecidos existentes, a questão das densidades, as escalas de intervenção, a questão habitacional e o socioeconómica, nas suas interdependências, tomando como referência obras já executadas pelo Atelier Metropolitano.
O que você vai aprender
Pensar e atuar no socioespacial contemporâneo. Mudança de paradigmas: do quantitativo ao qualitativo;
A articulação do físico, do social, do ecológico, do relativo a segurança cidadã e as questões do sujeito contemporâneo. O urbanismo do informal.
Escalas de intervenção. A função dos diagramas;
Casos de referência.
A necessidade de novos equilíbrios na concepção dos espaços,
Urbanismo Sustentável,
O tema das densidades: Cidades compactas e cidades espalhadas; o abigarrado.
Os assentamentos informais;
A relação Massa Verde / Massa Construída;
Meio ambiente: objetivos estratégicos / objetivos táticos.
O urbano e o habitacional;
O direito à beleza.
A economia do bem comum;
Novas centralidades.
Encontro ao vivo, com a professora, via zoom;
Link para a aula será disponibilizada no espaço da aula;
Conheça seu professor
Jorge Mario Jáuregui
Jorge Mário Jáuregui é arquiteto urbanista com escritório no Rio de Janeiro (Atelier Metropolitano). Através de sua prática profissional tem desenvolvido um pensamento teórico-crítico sobre as questões sócio-espaciais contemporâneas apresentadas no livro “Estratégias de Articulación Urbana”, da Editorial Nobuko de Buenos Aires. É autor de mais de quinze projetos de urbanização de favelas no Rio de Janeiro, o projeto de urbanização do Complexo do Alemão, o projeto de urbanização para o Complexo de Manguinhos e o projeto de urbanização de Domingo Sávio, na República Dominicana. Trabalha permanentemente no tema da habitação sustentável e suas implicações urbanísticas, arquitetônicas, sociais e ambientais. Investiga sobre a qualificação das periferias urbanas, considerando as articulações entre Planejamento Estratégico e Desenho Urbano desde um ponto de vista prospectivo; sobre Genética Urbana, habitação evolutiva e eco Gênesis.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!