O curso Jornalismo: crítica e investigação tem por objetivo refletir sobre a prática jornalística investigativa ao longo do tempo abordando como a produção de reportagens de profundidade pode ser fonte de conhecimento e, com o apoio da História e de suas ferramentas, pode ter potencializado o desenvolvimento crítico da prática. Ao longo do curso serão abordadas algumas reportagens feitas com investigação em bancos de dados públicos e arquivos históricos para demonstrar o impacto do jornalismo na produção de conhecimento. Trabalharemos, entre outros, o caso Watergate ocorrido em 1972, nos Estados Unidos, além de casos brasileiros de variados períodos históricos, refletindo sobre a prática da investigação jornalística e o exercício crítico da profissão. Aliando o debate teórico metodológico do jornalismo com as ferramentas das Ciências Humanas, especialmente a História, trataremos do fazer jornalístico para a compreensão do público sobre as diferenças da investigação feita por repórteres para a contribuição da descoberta de informações. Acreditamos que estes debates e reflexões são centrais na contemporaneidade marcada por desinformação, revisionismos e negacionismo histórico. Compreender a diferença entre reportagens e textos de opinião em meio ao crescimento de informações falsas, inclusive com o uso de inteligência artificial, auxilia a compreensão e a tomada de decisões. O curso é voltado para estudantes ou jornalistas e também para interessados, no geral, em iniciar pesquisas na área ou conhecer mais sobre o tema.
O que você vai aprender
Conheça sua professora
Juliana Dal Piva
Jornalista formada pela UFSC, com mestrado no CPDOC da FGV-Rio, onde analisou as investigações sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva desde 1971. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Atualmente, trabalha com o ICL Notícias e com o Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP). Pela série de reportagens "As confissões do coronel Malhães", venceu, em 2014, o prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Impresso, e ainda obteve menção honrosa no prêmio 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 2014, também recebeu, com a equipe do jornal O Dia, o prêmio Embratel, na categoria Reportagem em Jornal pela série "50 anos do golpe militar". É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!