Instituto Conhecimento Liberta

Impérios, Cidades e Globalizações da Antiguidade

Fábio Morales
Pilar: Cultural
Impérios, Cidades e Globalizações da Antiguidade
Esse e mais de 270 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
10 aulas
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

Nas primeiras décadas do século XXI, a globalização capitalista permanece conectando de modo cada vez mais intenso as diferentes sociedades de um globo. No entanto, diferente da impressão inicial, a globalização não significou o fim das fronteiras, e muito menos eliminou o papel os Estados Nacionais: pelo contrário, estas instituições seguem sendo fundamentais nos processos de integração e regionalização tanto econômica, quanto cultural. Quando situamos este processo na longuíssima duração, vemos que estas dialéticas (integração x desintegração, conexão x fronteiras, mundialização x regionalização) são constantes da História, e os dilemas que enfrentamos atualmente, em grande medida, já foram vividos, em menor escala, por diversas sociedades do passado. O objetivo deste curso é explorar as aventuras e desventuras das sociedades da Antiguidade diante de suas próprias globalizações. As regiões que são foco deste curso são o Mediterrâneo e o Oriente Próximo, abarcando uma área que se estende do Afeganistão a Portugal; o período, do início da Idade do Bronze (c. 3200 a.C.) à expansão islâmica (c. 700 d.C.). Ao longo das aulas, discutiremos as histórias das redes urbanas imperiais mesopotâmicas, egípcias, fenícias, gregas e romanas, inserindo-as em seus contextos maiores: estas sociedades não estavam isoladas, mas interagiam por meio de campos econômicos, políticos e culturais entre si e com as sociedades não-urbanas dos arredores, que forneciam não apenas matérias-primas e força de trabalho, mas também limites e fontes de renovação.

O que você vai aprender

  • Esta aula explora o desenvolvimento da História Antiga como campo do conhecimento acadêmico, suas vinculações à visão eurocêntrica da História Universal no século XIX, os grandes debates do século XX, e a grande crise do eurocentrismo na passagem para o século XXI, que motivou o aparecimento de novas formas de se fazer a história da Antiguidade, especialmente em diálogo com os Estudos Globais. Como fio condutor, a aula persegue a formulação de modelos explicativos para a formação e crise das redes urbanas e dos impérios, tais como os modelos do "modo de produção asiático" e do "escravismo antigo", assim como suas alternativas contemporâneas.
  • Esta aula discute as múltiplas experiências de urbanização na História, criticando o paradigma evolucionista que estabelece uma sucessão quase imediata entre agricultura, sedentarismo, cidades e Estado. Diante de um quadro extremamente variado, o surgimento das cidades na Mesopotâmica (em particular a cultura Uruk) é compreendido a partir de quadros ambientais e políticos particulares.
  • Esta aula aborda os debates em torno da natureza do estado acadiano na Mesopotâmia, e do estado faraônico no Vale do Nilo, com ênfase na construção da imagem do rei, a construção de monumentos e a variação nas relações com templos, com poderes locais e com populações conquistadas.
  • Esta aula discute a formação das cidades em Creta, na passagem do terceiro para o segundo milênio a.C., e no continente e ilhas gregas, em meados do segundo milênio a.C. A comparação entre os dois casos demonstra a formação de dois tipos distintos de urbanização, com e sem muralhas; a partir disto, a aula discute os contextos e significados de cada tipo.
  • Esta aula explora os debates em torno colapso do "sistema regional da Idade do Bronze" (que incluía quatro regiões centrais no Anatólia, Egeu, Mesopotâmia e vale do Nilo, e diversas regiões periféricas) em torno do século XII a.C., discutindo como este "fim do mundo" significou não o fim das conexões, mas a emergência de formas subalternas de integração, centradas, especialmente, na rede urbana cananéia-fenícia.
  • Esta aula discute a formação dos impérios universais no Oriente Próximo (neoassírios e neobabilônios em particular), em paralelo à expansão da urbanização no Mediterrâneo a partir das redes fenícias, gregas e etruscas. O foco está centrado nos modos como impérios e cidades constroem e mantem a coesão de suas redes e campos de atuação.
  • Esta aula discute a construção da centralidade do Império Persa Aquemênida no período entre os séculos VI e IV a.C., ao redor do qual orbitam redes urbanas e redes nômades do Mediterrâneo, da Ásia Central e do subcontinente indiano. Como estudo de caso, a aula compara a representação dos povos conquistados na iconografia persa com a representação dos persas na iconografia das cidades gregas.
  • Esta aula discute a expansão da cultura grega em função da construção do sistema imperial macedônico, centrado nas três grandes monarquias da Macedônia, do Egito e da Ásia, ao redor das quais orbitavam diversos reinos, ligas urbanas e confederações nômades. Tal sistema inseriu no Mediterrâneo formas de integração já consolidadas no oriente próximo, especialmente em torno das cortes imperiais, assim como introduz instituições cívicas mediterrânicas no oriente próximo, em particular a estrutura das pólis e a cunhagem.
  • Esta aula explora a construção em paralelo dos impérios da república de Roma (no Mediterrâneo) e do reino da Pártia (no Oriente Próximo), assim como as alterações profundas nas estruturas imperiais após o século III d.C., marcado pela maior centralidade do zoroastrismo no Oriente Próximo (agora dominado pelo império persa sassânida) e do cristianismo no Mediterrâneo.
  • Esta aula sintetiza os debates e conclusões das aulas anteriores, propondo uma comparação entre os traços das globalizações antigas e a globalização capitalista contemporânea, com destaque para o papel exercido por cidades e impérios na antiguidade, e pelas cidades, estados nacionais e instituições supranacionais no século XXI.

Conheça seu professor

Impérios, Cidades e Globalizações da Antiguidade

Fábio Morales

É professor de História Antiga da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez graduação em História na Universidade de São Paulo. No mestrado, pesquisou a história da democracia ateniense, tendo recebido o Prêmio História Social de melhor dissertação no ano de 2009, e que resultou no livro "A democracia ateniense pelo avesso" (Edusp, 2014). No doutorado, pesquisou as transformações urbanas em Atenas diante da incorporação ao império romano, pesquisa que recebeu o Prêmio História Social de melhor tese no ano de 2015, e está sendo elaborada para publicação de livro. Tem 20 anos de experiência docente, tendo atuado na Educação Básica entre 2001 e 2010, e na educação superior desde 2010, período no qual foi professor de História Antiga e Arqueologia na PUC-Campinas (2010-2017) e na Universidade Federal de Santa Catarina (2018-presente). É coordenador do Mithra - Laboratório de História Antiga Global (UFSC), além de ser pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (USP), o Grupo de Estudo Subalternos e Populares na Antiguidade (USP), o Centro Ciro Flamarion Cardoso sobre o Pré-Capitalismo (UFF), Laboratório de Migrações e História Ambiental (UFSC) e do Grupo de Estudos sobre o Heraion de Delos (UNIFESP). Fez parte de missões arqueológicas no Brasil e na Grécia, e atualmente conduz projeto de pesquisa sobre as conexões ambientais e históricas da ilha de Delos no período helenístico.

40.000
Alunos
450
Avaliações
99%
Avaliações Positivas
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.

Conheça outros cursos

Finanças e Investimentos

Finanças e Investimentos

Eduardo Moreira Eduardo Moreira
Espanhol

Espanhol

Pilar Monteiro Pilar Monteiro
Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Bernard Lahire Bernard Lahire
Francês

Francês

Millena Rocha Millena Rocha
Introdução à Meditação Mindfulness

Introdução à Meditação Mindfulness

Marco Schultz Marco Schultz
Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Eva Illouz Eva Illouz
Excel

Excel

Arlane Gonçalves Arlane Gonçalves
Italiano

Italiano

Linda Riolo Linda Riolo
Apocalipse Tecnológico

Apocalipse Tecnológico

Adam Alter Adam Alter
Sociologia para compreender o Brasil

Sociologia para compreender o Brasil

Jessé Souza Jessé Souza
10 Lições de Psicanálise

10 Lições de Psicanálise

Daniel Omar Perez Daniel Omar Perez
A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

Rodrigo Vianna Rodrigo Vianna
Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Jessé Souza Jessé Souza
Filosofia

Filosofia

Suze Piza Suze Piza
Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Evgeny Morozov Evgeny Morozov
How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

Noam Chomsky Noam Chomsky
Inglês

Inglês

Julia Barreiro Julia Barreiro
A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

Janaína Teles Janaína Teles
Marketing Digital

Marketing Digital

Rafael Donatiello Rafael Donatiello
História do Brasil

História do Brasil

Lindener Pareto Lindener Pareto
+ DE 300
cursos e documentários
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas

Quem Somos

Somos um instituto de educação e cultura que acredita que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada pelo conhecimento. Buscamos democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando-os simples e acessíveis a todos.

Surgimos com a certeza que o aprendizado é notável quando este processo é agradável.

Nascemos com a missão de mostrar que não existem barreiras quando há vontade de pensar e aprender. O nosso propósito é mostrar o caminho para que você se liberte pelo conhecimento.

Vamos juntos construir o futuro que o mundo precisa?!

Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email contato@institutoliberta.com.br

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para contato@institutoliberta.com.br solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email contato@institutoliberta.com.br. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).