Instituto Conhecimento Liberta

Imperialismo, Guerras e Revoluções no mundo islâmico

Reginaldo Nasser
Pilar: Cultural
Imperialismo, Guerras e Revoluções no mundo islâmico
Esse e mais de 250 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
15 aulas
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

Com a desintegração do Império Otomano após a 1a GG, estadistas como Churchill, Lloyd George, Wilson e Lênin passaram a ver o Oriente Médio com uma área de teste de suas visões de mundo. O que aconteceu um século depois na região que era considerada um remanso politico para os impérios? Uma série de eventos nessa região vem impactando as Relações Internacionais desde o início deste século: os ataques terroristas no dia 11 de setembro e as invasões militares dos EUA e a OTAN no Afeganistão, em 2001, e Iraque, em 2003; as revoltas árabes de 2011 e suas consequências, incluindo a ascensão do chamado Estado Islâmico (ISIS), as guerras civis na Líbia , Síria e Iêmen e uma crise de refugiados de enormes proporções. Estes acontecimentos provocaram a queda de regimes estabelecidos há muito tempo, causando uma profunda transformação social e política com impactos consideráveis na Política Internacional. Com o lançamento de uma nova guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria contra o ISIS, a partir de 2014, as forças norte-americanas se engajaram em ações militares em, pelo menos, treze países do Grande Oriente Médio desde 1980. Daquela época até os dias atuais, todos os presidentes estadunidenses invadiram, ocuparam, bombardearam ou empreenderam uma guerra em, pelo menos, um país da região. O governo dos EUA gasta bilhões de dólares em construção e/ou manutenção de bases militares todos os anos na região. Mas, apesar disso os EUA não conseguiram derrubar o governo da Siria, o Iraque e a Libia continuam imersos em conflitos e se viram obrigados a admitir que deveriam terminar a mais longa guerra de sua historia no Afeganistão? Essas derrotas significam uma retração do Império?

O que você vai aprender

Com o fim da 1a Guerra Mundial e desintegração do Império Otomano, os Impérios francês e britânico entraram na região, as isso não ocorreu sem resistência. Um das consequências desse processo é a constituição dos Estados Nacionais, ate então inexistentes no Oriente Médio

Com o fim da 2a Guerra Mundial e a ascensão dos EUA enquanto grande potência, começa a intervir, direta ou indiretamente em toda a região do Grande Oriente Médio. Entre 1945 e 1960 o nacionalismo árabe ganha força em vários países, além do crescimento de organizações comunistas e socialistas resultando em revoluções e golpes de Estado.

Um das consequências do fortalecimento do nacionalismo árabe foi o confronto com Israel. O surgimento da OLP, a questão Palestina entra na agenda internacional

O Nacionalismo árabe deixou marcas na Libia, Egito, Siria e Iraque com novas lideranças e modelos econômicos desenvolvimentistas. Mas, é o momento de crise também com a vitória de Israel na Guerra de 1973. Entretanto, a crise econômica mundial provocada pela ação dos produtores de petróleo marcam um novo momento na Política internacional.

A revolução no Irã em 1979 foi um dos mais importantes divisores de agua na Política Internacional, em geral, e no Oriente Médio, em particular. Até então o Irã era o maior e o mais poderoso aliado dos EUA desde 1954 quando houve um golpe de Estado no pais. Com os xiitas no poder, o gov iraniano saiu fora dos padrões da Guerra Fria não se aliando a nenhum bloco, e nem se identificando com neutralismo.

A URSS invade o Afeganistão num conflito que dura 10 anos. A resistência afegã, apoiada pelos EUA, Arábia Saudita e Paquistão consegue derrotar os soviéticos que se retiram. Tem início a Guerra civil que culmina com a vitória do Talibã, marcando o apogeu do islamismo sunita.

Saddam Hussein invade o Kuwait. De forma inédita se estabeleceu o consenso entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que autorizaram o uso de força militar por parte de uma coalizão internacional liderada pelos EUA. Esse acontecimento, somado ao fim da Guerra Fria fez com o presidente George Bush anunciasse de forma triunfal o início de uma Nova Ordem Mundial.

A crise do nacionalismo árabe e a presença militar marcante dos EUA na região alimentou o ressurgimento do islamismo radical resultando na formação de vários grupos que começaram a praticar atentados terroristas. Entre eles merece destaque o grupo Al Qaeda que nasceu nos escombros da Guerra do Afeganistão.

Pode-se dizer que o séc. XXI se iniciou com dois novos tipos de conflitos armados: os atentados terroristas do dia 11 de Setembro e a Guerra Global contra o Terrorismo. Uma das consequências dessa ação foi a ocupação militar do Afeganistão.

EUA e o Reino usaram todo o tipo de fraude para acusar o Iraque de uso de artefatos nucleares e apoio ao terrorismo para justificar uma ação militar de grandes proporções. Mais um pais na região foi objeto de uma ampla e intensa ocupação militar.

as revoltas árabes que se iniciaram, no final de 2010, na Tunísia e acabaram por atingir em maior ou menor grau todos os países árabes, do Norte da África até o Oriente Médio. Como esses acontecimentos foram avaliados pelos EUA em termos de ameaças e oportunidades?

Os antigos epicentros geopolíticos da região (Trípoli, Cairo, Damasco e Bagdá) passaram por diferentes tipos de transformações em decorrência da reação dos poderes regionais em conexão com as grandes potências: golpe de Estado (Egito), guerra civil com proxy war (Síria), guerra civil com ocupação internacional (Iraque) e guerra civil e intervenção militar da Otan na Líbia

Após as revoltas populares que levaram a uma forte repressão do governo sírio, teve inicio um das guerra civis mais violentas da história com o envolvimento vários atores estatais e não estatais que acabaram. Mas, foi a presença dos EUA e a Rússia casou um impacto, se assemelhando ao período da guerra fria devido às proxy wars.

O ISIS surge a partir da conexão entre movimentos jihadistas que atuavam nos conflitos armados na Siria e no Iraque. Como foi possível que esse grupo conseguisse ocupar e administrar um território equivalente à Jordânia, com cerca de oito milhões de pessoas? Como se pode explicar a ascensão desse novo ator numa complexa rede de conexões que envolve potências mundiais e regionais? Quais os impactos políticos, sociais e humanitários no xadrez geopolítico do Grande Oriente Médio?

Após duas décadas de ocupação militar com gastos de 2 trilhoes de dólares, centenas de milhares de mortos e feridos, milhões de refugiados, os EUA se retiraram do Afeganistão. Chegou ao fim aquela que foi considerada o exemplo de Guerra contra o Terror. Quais foram os motivos que levaram os EUA a esse empreendimento militar? Como foi possível o Taliban resistir ao Império? Quais os cenários possíveis?

Conheça seu professor

Imperialismo, Guerras e Revoluções no mundo islâmico

Reginaldo Nasser

Professor livre-docente de relações internacionais da PUC(SP), pesquisador em temas como Conflitos Internacionais, Colonialismo e Oriente Médio. Autor do livro: A Luta contra o Terrorismo - Os EUA e os amigo Talibãs.

40.000
Alunos
450
Avaliações
99%
Avaliações Positivas
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.

Conheça outros cursos

10 Lições de Psicanálise

10 Lições de Psicanálise

Daniel Omar Perez Daniel Omar Perez
LinkedIn Profissional: Marca Pessoal e Vagas

LinkedIn Profissional: Marca Pessoal e Vagas

Arlane Gonçalves Arlane Gonçalves
13 Livros para compreender o Brasil

13 Livros para compreender o Brasil

Suze Piza e Lindener Pareto Suze Piza e Lindener Pareto
Mindfulness e Meditação

Mindfulness e Meditação

Marco Schultz Marco Schultz
Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação

Geneflides Laureno Geneflides Laureno
O partido dos Panteras Negras: luta antirracista e a revolução nos Estados Unidos

O partido dos Panteras Negras: luta antirracista e a revolução nos Estados Unidos

Jones Manoel Jones Manoel
Filosofia

Filosofia

Suze Piza Suze Piza
Gerenciamento de Estresse

Gerenciamento de Estresse

Dani Oxer Dani Oxer
O que você ainda não sabe sobre racismo

O que você ainda não sabe sobre racismo

Jessé Souza Jessé Souza
A Faixa de Gaza: Guerra e Colonialismo

A Faixa de Gaza: Guerra e Colonialismo

Isabela Agostinelli Isabela Agostinelli
Um Estado genocida, uma Democracia excludente

Um Estado genocida, uma Democracia excludente

Viviane Gouvêa Viviane Gouvêa
Inteligência Artificial: temas e prática

Inteligência Artificial: temas e prática

Nelson Augusto Oliveira de Aguiar Nelson Augusto Oliveira de Aguiar
Inglês

Inglês

Julia Barreiro Julia Barreiro
How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

Noam Chomsky Noam Chomsky
Como começar seu canal no YouTube

Como começar seu canal no YouTube

Helder Maldonado e Marco Bezzi Helder Maldonado e Marco Bezzi
Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Jessé Souza Jessé Souza
Fotografia Contemporânea na Era Digital

Fotografia Contemporânea na Era Digital

Ricardo Stuckert Ricardo Stuckert
Economia Comportamental

Economia Comportamental

Eduardo Moreira Eduardo Moreira
Mahatma Gandhi: Desobediência e virtude

Mahatma Gandhi: Desobediência e virtude

Lindener Pareto Lindener Pareto
ChatGPT: O que podemos aprender com os robôs

ChatGPT: O que podemos aprender com os robôs

Robson Ferreira Robson Ferreira
+ DE 250
cursos online
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas

Quem Somos

Somos um instituto de educação e cultura que acredita que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada pelo conhecimento. Buscamos democratizar os conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando-os simples e acessíveis a todos.

Surgimos com a certeza que o aprendizado é notável quando este processo é agradável.

Nascemos com a missão de mostrar que não existem barreiras quando há vontade de pensar e aprender. O nosso propósito é mostrar o caminho para que você se liberte pelo conhecimento.

Vamos juntos construir o futuro que o mundo precisa?!

Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email contato@institutoliberta.com.br

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para contato@institutoliberta.com.br solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email contato@institutoliberta.com.br. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).