Este curso irá apresentar histórias tradicionais reunidas na Coleção Histórias da Terra, que transmitem a visão de mundo necessária para criar uma civilização socialmente e economicamente justa, pacífica e profundamente respeitosa com o Planeta Terra e sua comunidade de vida. A cada aula iremos refletir conjuntamente, sempre inspirados por uma história, sobre a contradição de valores que proclamamos e nosso comportamento cotidiano, reconhecendo nossa visão de mundo e transformando-a para criar uma nova civilização planetária.
O que você vai aprender
Apresentação geral do curso, introduzindo como o curso irá funcionar, o papel das histórias tradicionais, a conexão com a Carta da Terra.
História: O Homem do Deserto.
Desenvolver o tema Comunidade de Vida por meio de histórias que reflitam o respeito à Terra e a vida em toda a sua diversidade.
História: O jovem que se recusou a matar.
Refletir sobre cooperação e colaboração com histórias que trabalhem o cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
Histórias: Santa Brígida e o Lobo e O elefante e o Beija-flor.
Discutir o papel da democracia, da participação e do diálogo na construção de sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
História: As pessoas que abraçaram as árvores.
Dialogar sobre como podemos assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e futuras gerações, discutindo como garantir os cuidados à natureza para que isso realmente aconteça.
Histórias: O Velho Sábio e Justiça.
Refletir sobre como proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida, reforçando mais uma vez o papel do cuidado com a Natureza.
História: Erysichthon de Tessália e Mestra.
Desenvolver a ética do cuidado e refletir sobre seu papel em prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
História: O Homem que parou o vento.
Reconhecer a interdependência que rege todo o planeta e a necessidade de desenvolver o pensamento sistêmico para que possamos adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Histórias: Apenas o suficiente e A rede de Indra.
Reconhecer que erradicar a pobreza é um imperativo ético, social e ambiental, e a única forma de alcançar justiça social e econômica.
História: O Dilema de Ló.
Discutir que a relação entre igualdade e a necessidade de garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.
Histórias: A tigela de Supriya e Os dois tecelões e a Avó do Diabo.
Dialogar sobre o papel da interculturalidade, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias e a necessidade de defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual. Histórias: O rei dos cervos de Banyan e A mandioca: o corpo de Mandi.
Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e prover transparência e responsabilização no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça, como responsabilidade universal.
Histórias: O Sufi e o Sultão e A criança Meio Jinn e o Rei.
Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz.
Histórias: Os Bramanes Tolos e A semente de Figueira de Bengala.
Discutir a importância da solidariedade e da adoção de uma vida simples, para tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
História: O touro que ganhou a aposta e A diferença entre o céu e o inferno.
Conheça sua professora
Waverli Neuberger
Graduada em Ciências Biológicas (1980), com mestrado (1986) e doutorado (1994) em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago, Chile e em Teoria U: PRESENCING-IN-ACTION LAB for Global-Local Change Makers, pelo Presencing Institute, Cambridge, Massachussets. Foi coordenadora do Centro de Sustentabilidade e professora titular da Universidade Metodista de São Paulo e Secretária de Meio Ambiente de Santo André (1993-1996).
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