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História do Brasil

Lindener Pareto
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História do Brasil
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O curso tem como objetivo trabalhar criticamente um panorama da história do Brasil. Para isso, está estruturado em três blocos: 1. a formação escravocrata do Brasil e a reinvenção da escravidão no século XIX; 2. o Brasil moderno: da revolução abolicionista ao liberalismo excludente da primeira República; 3. os processos históricos conflitantes que perduram do Estado Novo à redemocratização. Ao final, um balanço crítico do Brasil no século XXI.

O que você vai aprender

- A compreensão de que a História é feita pelos humanos e faz parte da existência humana não somente no passado, mas também no presente;

- Trabalhar o presente como ponto de partida para todo trato com a História;

- As características fundamentais do trabalho do historiador, sua matéria prima e a construção científica das narrativas;

- Discutir a narrativa da História como essencial para criarmos alternativas de futuro;

  • Analisar o Brasil colonial como um complexo colonizador que envolve Portugal, as terras ocupadas por inúmeros povos originários e o continente africano;
  • O papel fundamental da relação sul-atlântica para a formação do Brasil;
  • Colocar em questão a “invenção do Brasil” narrada a partir da independência de 1822 e suas implicações para a avaliação do passado da América portuguesa;
  • Discutir como o tráfico de escravizados e as guerras de conquista e aniquilação forjam as relações que constituem a América Portuguesa;
  • Compreender o papel da mineração para a constituição das bases do Estado-Nacional brasileiro;
  • Colocar em questão a manutenção da escravidão para a formação social brasileira;
  • Articular a formação do Estado-Nacional brasileiro com as revoluções políticas modernas contra as ordens do chamado Antigo Regime;
  • Colocar em questão a manutenção e a unidade do império português;
  • Compreender como a independência do Brasil opera uma reinvenção da escravidão e manutenção de um território sem fragmentações após o processo de separação da metrópole europeia;
  • Articular as transformações econômicas decorrentes do desenvolvimento do capitalismo em escala global com as transformações produtivas e econômicas no Brasil do século XIXI;

Compreender como a chamada “nova escravidão” ou “segunda escravidão” se expandiu durante a segunda metade do século XIX e como ela entra em crise;

Compreender como funciona a “política da escravidão” enquanto ações, projetos e esforços para garantir estabilidade à instituição da escravidão;

Articular o evento e as implicações do abolicionismo e da Guerra Civil estadunidense com a política da escravidão e sua crise no Brasil;

Discutir em que sentido podemos compreender como revolução o movimento abolicionista e as lutas sociais pelo fim da escravidão;

Compreender os processos de marginalização da população negra em seus aspectos políticos, econômicos e ideológicos, criticando as concepções modernizantes, eurocêntricas e de racismo com pretensão de cientificização que buscam legitimidade para esses mesmos processos;

Colocar em questão o papel que a elite brasileira pretende para si de tutela da sociedade brasileira e de guia dos processos de modernização;

Analisar o racismo constituinte dos movimentos políticos e econômicos da elite brasileira;

Apresentar e compreender personagens que participaram de movimentos políticos, populares e antirracistas, de modo a discutir a própria historiografia e seus pressupostos;

  • Apresentar os processos de fundação da República e seu desenvolvimento ao final do século XIX e início do XX;
  • Analisar o papel das forças armadas para o fim da monarquia e a constituição das bases do Estado republicado brasileiro;
  • Discutir a manutenção das mazelas e estruturas da escravidão com as pretensões de modernização e progresso durante a Primeira República, com suas implicações e contradições;
  • Apresentar e discutir a efervescência das lutas sociais e movimentos populares do período, assim como as reações violentas e implacáveis das forças armadas da República que se formava e consolidava;
  • Analisar as manifestações dos conflitos e lutas sociais, assim como dos movimentos revoltosos que tensionaram o liberalismo excludente da Primeira República;
  • Discutir a ideologia do progresso e seus efeitos violentos contra grupos humanos marginalizados;
  • Compreender as contradições e conflitos entre o movimento popular e os projetos modernizantes e elitistas realizados no período da Primeira República;
  • Discutir as mudanças no conceito de cidadania e suas implicações;
  • Analisar a ascensão de Getúlio Vargas, as lutas da classe trabalhadora e a constituição das leis trabalhistas, que surgem em um movimento no qual o Estado assume o papel de mediador entre o patronato e a classe trabalhadora;
  • Compreender as vitórias das greves e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras que resultam em leis trabalhistas progressivas;
  • Colocar em questão a Ditadura Vargas, o Estado Novo e suas implicações nas produções teóricas, artísticas e na própria formação social brasileira e identidade nacional;
  • Discutir os impactos, contradições e implicações das políticas de proteção do patrimônio cultural, arquitetônico e histórico brasileiro;
  • Situar o Golpe Militar na conjuntura internacional de Guerra Fria com seus conflitos políticos, econômicos e ideológicos;
  • Apresentar as transformações e transições políticas da Era Nacional-Desenvolvimentista que culmina nas tensões que derrubam o governo de João Goulart;
  • Destacar e analisar criticamente os elementos cruciais para uma historiografia do período da Ditadura Militar;
  • Colocar em questão a historiografia oficial que apaga os conflitos sociais os processos de como efetivamente são realizados os processos de independência no Brasil;
  • Discutir o papel ideológico que as narrativas oficiais cumprem;
  • Apresentar os movimentos populares e eventos sociais que eclodem no século XIX no território brasileiro, assim como a reação e as táticas de reação das elites e das instituições governamentais;
  • Questionar: “para quê foi construída uma narrativa de uma história do Brasil?”
  • Discutir os movimentos de êxitos e perdas dos movimentos sociais que se organizavam em torno das “Diretas Já!”;
  • Analisar as transformações das organizações e instituições democráticas no processo de redemocratização;
  • Refletir sobre as transformações na constituição das classes sociais durante o período da nova república brasileira;

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História do Brasil

Lindener Pareto

Historiador, doutor pela USP, professor de História Contemporânea na PUC-Campinas e professor de História do Brasil no ICL.

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Para quem busca conhecer as grandes questões do ofício da História, seus conflitos, narrativas e memórias, no passado e presente, e assim entender as alternativas de futuro.

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