O curso História do Brasil através do samba é um curso que efetivamente ensina história do Brasil no século XX. Contudo, a peculiaridade é que o fio condutor para essa abordagem é uma das maiores expressões culturais brasileiras: o samba. Na primeira aula falaremos do primeiro samba gravado oficialmente, Pelo Telefone, e o contexto de sua criação. Passaremos pela República dos fazendeiros e mostraremos como o artista popular sofria com o preconceito. Na sequência falaremos das duas revoluções que aconteceram no Brasil ao final da década de XX do século XX: a fundação da primeira Escola de Samba em 1929, Deixa Falar, e a Revolução de 30. Esta pôs fim à política oligárquica do PRP e do PRM e aquela definiu o samba como conhecemos hoje. Até então era um ritmo ideal para se dançar a dois. O governo de Getúlio Vargas e a ditadura do Estado Novo estabelecerão a censura aos sambistas que apresentarão letras com o tema do malandro regenerado pelo amor e, principalmente, pelo Trabalho. No pós segunda-guerra mundial o Brasil ficará triste. Temas alegres ficarão restritos aos 4 dias de carnaval. O resto do ano viveremos a “fossa”, embalada por muito samba-canção. Depois teremos a bossa-nova e o Brasil ganhará o mundo. Em meados dos anos 60 cairemos na ditadura militar e a música brasileira passa a definir o campo ideológico como em nenhum outro momento da história. Apesar da censura, o samba será resistência nos anos 70 e sairá às ruas nos anos 80 para exigir democracia. Fecharemos o século, no final dos anos 90 com o samba de Gilberto Gil, Pela Internet, que dialoga com o primeiro samba gravado 90 anos antes.
O que você vai aprender
Revolução no Samba e a Revolução de 30
Malandro x Departamento de Imprensa e Propaganda + Polícia especial de Getúlio Vargas
O baixo astral do Pós-guerra e o
“complexo de vira-lata” do Brasil
O homem que era um violão e o Presidente da Bossa Nova
A música e suas ideologias nos anos 60
O cale-se do AI-5
Os meninos do MAU (Movimento Artístico Universitário) e a resistência
As lutas pela redemocratização
O samba no final do século XX
Conheça sua professora
Luciana Worms
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisadora e professora de Geopolítica e Política Internacional. Coautora do livro “Brasil Século XX, ao pé da letra da canção popular”, vencedor do Prêmio Jabuti 2003. Possui experiência na área de educação, com ênfase em História e Arte.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!