O curso História do Brasil através do samba é um curso que efetivamente ensina história do Brasil no século XX. Contudo, a peculiaridade é que o fio condutor para essa abordagem é uma das maiores expressões culturais brasileiras: o samba. Na primeira aula falaremos do primeiro samba gravado oficialmente, Pelo Telefone, e o contexto de sua criação. Passaremos pela República dos fazendeiros e mostraremos como o artista popular sofria com o preconceito. Na sequência falaremos das duas revoluções que aconteceram no Brasil ao final da década de XX do século XX: a fundação da primeira Escola de Samba em 1929, Deixa Falar, e a Revolução de 30. Esta pôs fim à política oligárquica do PRP e do PRM e aquela definiu o samba como conhecemos hoje. Até então era um ritmo ideal para se dançar a dois. O governo de Getúlio Vargas e a ditadura do Estado Novo estabelecerão a censura aos sambistas que apresentarão letras com o tema do malandro regenerado pelo amor e, principalmente, pelo Trabalho. No pós segunda-guerra mundial o Brasil ficará triste. Temas alegres ficarão restritos aos 4 dias de carnaval. O resto do ano viveremos a “fossa”, embalada por muito samba-canção. Depois teremos a bossa-nova e o Brasil ganhará o mundo. Em meados dos anos 60 cairemos na ditadura militar e a música brasileira passa a definir o campo ideológico como em nenhum outro momento da história. Apesar da censura, o samba será resistência nos anos 70 e sairá às ruas nos anos 80 para exigir democracia. Fecharemos o século, no final dos anos 90 com o samba de Gilberto Gil, Pela Internet, que dialoga com o primeiro samba gravado 90 anos antes.
Revolução no Samba e a Revolução de 30
Malandro x Departamento de Imprensa e Propaganda + Polícia especial de Getúlio Vargas
O baixo astral do Pós-guerra e o
“complexo de vira-lata” do Brasil
O homem que era um violão e o Presidente da Bossa Nova
A música e suas ideologias nos anos 60
O cale-se do AI-5
Os meninos do MAU (Movimento Artístico Universitário) e a resistência
As lutas pela redemocratização
O samba no final do século XX
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisadora e professora de Geopolítica e Política Internacional. Coautora do livro “Brasil Século XX, ao pé da letra da canção popular”, vencedor do Prêmio Jabuti 2003. Possui experiência na área de educação, com ênfase em História e Arte.
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora.
Garanta Agora Mesmo!
Preencha corretamente para ter acesso à esta condição especial
Preencha corretamente para ter acesso à esta condição especial
Preencha corretamente para ter acesso à esta condição especial
Preencha corretamente para ter acesso à esta condição especial
Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email contato@institutoliberta.com.br
O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.
Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para contato@institutoliberta.com.br solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.
Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email contato@institutoliberta.com.br. Responderemos o mais rápido possível.
Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.
Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.
Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.
Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.
As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja abaixo as entidades parceiras e entre em contato com as mesmas:
– Escola Nacional Florestan Fernandes (www.amigosenff.org.br)
– Educafro (www.educafro.org.br)
– Gaia+ (www.gaiamais.org/)
– Rede (www.redesdamare.org.br)
– UNE (www.une.org.br)
– MPA (www.mpabrasil.org.br)
– Movimento Comuns Petrópolis (www.comuns.org.br)
– UBM Carioca (@ubmcarioca)
– Família na Mesa (www.familianamesa.org)
– Instituto Barrichello (www.institutobarrichello.org.br)
– Padre Josimo (www.padrejosimo.com.br)
– SINDJUDPE (https://www.sindjudpe.org.br/)
– CDDH (https://www.cddh.org.br/)
Sim, os cursos têm certificado de conclusão e em breve a emissão será automática na plataforma.
Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.
Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.
Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no ICL).
Caso queira receber a Nota Fiscal referente a sua compra do produto digital com E-books e Kit materiais didáticos e vídeos complementares, solicite através do e-mail contato@institutoliberta.com.br
Assista passo a passo como acessar nossa nova e incrível plataforma, basta seguir as instruções de primeiro acesso do vídeo tutorial abaixo.