Instituto Conhecimento Liberta

História do Brasil

Lindener Pareto
Pilar: Cultural
História do Brasil
Esse e mais de 330 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
10 Aulas (aprox. 12 horas)
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

O curso tem como objetivo trabalhar criticamente um panorama da história do Brasil. Para isso, está estruturado em três blocos: 1. a formação escravocrata do Brasil e a reinvenção da escravidão no século XIX; 2. o Brasil moderno: da revolução abolicionista ao liberalismo excludente da primeira República; 3. os processos históricos conflitantes que perduram do Estado Novo à redemocratização. Ao final, um balanço crítico do Brasil no século XXI.

Conteúdo

- A compreensão de que a História é feita pelos humanos e faz parte da existência humana não somente no passado, mas também no presente;

- Trabalhar o presente como ponto de partida para todo trato com a História;

- As características fundamentais do trabalho do historiador, sua matéria prima e a construção científica das narrativas;

- Discutir a narrativa da História como essencial para criarmos alternativas de futuro;

  • Analisar o Brasil colonial como um complexo colonizador que envolve Portugal, as terras ocupadas por inúmeros povos originários e o continente africano;
  • O papel fundamental da relação sul-atlântica para a formação do Brasil;
  • Colocar em questão a “invenção do Brasil” narrada a partir da independência de 1822 e suas implicações para a avaliação do passado da América portuguesa;
  • Discutir como o tráfico de escravizados e as guerras de conquista e aniquilação forjam as relações que constituem a América Portuguesa;
  • Compreender o papel da mineração para a constituição das bases do Estado-Nacional brasileiro;
  • Colocar em questão a manutenção da escravidão para a formação social brasileira;
  • Articular a formação do Estado-Nacional brasileiro com as revoluções políticas modernas contra as ordens do chamado Antigo Regime;
  • Colocar em questão a manutenção e a unidade do império português;
  • Compreender como a independência do Brasil opera uma reinvenção da escravidão e manutenção de um território sem fragmentações após o processo de separação da metrópole europeia;
  • Articular as transformações econômicas decorrentes do desenvolvimento do capitalismo em escala global com as transformações produtivas e econômicas no Brasil do século XIXI;

Compreender como a chamada “nova escravidão” ou “segunda escravidão” se expandiu durante a segunda metade do século XIX e como ela entra em crise;

Compreender como funciona a “política da escravidão” enquanto ações, projetos e esforços para garantir estabilidade à instituição da escravidão;

Articular o evento e as implicações do abolicionismo e da Guerra Civil estadunidense com a política da escravidão e sua crise no Brasil;

Discutir em que sentido podemos compreender como revolução o movimento abolicionista e as lutas sociais pelo fim da escravidão;

Compreender os processos de marginalização da população negra em seus aspectos políticos, econômicos e ideológicos, criticando as concepções modernizantes, eurocêntricas e de racismo com pretensão de cientificização que buscam legitimidade para esses mesmos processos;

Colocar em questão o papel que a elite brasileira pretende para si de tutela da sociedade brasileira e de guia dos processos de modernização;

Analisar o racismo constituinte dos movimentos políticos e econômicos da elite brasileira;

Apresentar e compreender personagens que participaram de movimentos políticos, populares e antirracistas, de modo a discutir a própria historiografia e seus pressupostos;

  • Apresentar os processos de fundação da República e seu desenvolvimento ao final do século XIX e início do XX;
  • Analisar o papel das forças armadas para o fim da monarquia e a constituição das bases do Estado republicado brasileiro;
  • Discutir a manutenção das mazelas e estruturas da escravidão com as pretensões de modernização e progresso durante a Primeira República, com suas implicações e contradições;
  • Apresentar e discutir a efervescência das lutas sociais e movimentos populares do período, assim como as reações violentas e implacáveis das forças armadas da República que se formava e consolidava;
  • Analisar as manifestações dos conflitos e lutas sociais, assim como dos movimentos revoltosos que tensionaram o liberalismo excludente da Primeira República;
  • Discutir a ideologia do progresso e seus efeitos violentos contra grupos humanos marginalizados;
  • Compreender as contradições e conflitos entre o movimento popular e os projetos modernizantes e elitistas realizados no período da Primeira República;
  • Discutir as mudanças no conceito de cidadania e suas implicações;
  • Analisar a ascensão de Getúlio Vargas, as lutas da classe trabalhadora e a constituição das leis trabalhistas, que surgem em um movimento no qual o Estado assume o papel de mediador entre o patronato e a classe trabalhadora;
  • Compreender as vitórias das greves e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras que resultam em leis trabalhistas progressivas;
  • Colocar em questão a Ditadura Vargas, o Estado Novo e suas implicações nas produções teóricas, artísticas e na própria formação social brasileira e identidade nacional;
  • Discutir os impactos, contradições e implicações das políticas de proteção do patrimônio cultural, arquitetônico e histórico brasileiro;
  • Situar o Golpe Militar na conjuntura internacional de Guerra Fria com seus conflitos políticos, econômicos e ideológicos;
  • Apresentar as transformações e transições políticas da Era Nacional-Desenvolvimentista que culmina nas tensões que derrubam o governo de João Goulart;
  • Destacar e analisar criticamente os elementos cruciais para uma historiografia do período da Ditadura Militar;
  • Colocar em questão a historiografia oficial que apaga os conflitos sociais os processos de como efetivamente são realizados os processos de independência no Brasil;
  • Discutir o papel ideológico que as narrativas oficiais cumprem;
  • Apresentar os movimentos populares e eventos sociais que eclodem no século XIX no território brasileiro, assim como a reação e as táticas de reação das elites e das instituições governamentais;
  • Questionar: “para quê foi construída uma narrativa de uma história do Brasil?”
  • Discutir os movimentos de êxitos e perdas dos movimentos sociais que se organizavam em torno das “Diretas Já!”;
  • Analisar as transformações das organizações e instituições democráticas no processo de redemocratização;
  • Refletir sobre as transformações na constituição das classes sociais durante o período da nova república brasileira;

Professor

História do Brasil

Lindener Pareto

Historiador, doutor pela USP, professor de História Contemporânea na PUC-Campinas e professor de História do Brasil no ICL.

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco
100.000
Membros
3.000
Avaliações
99%
Avaliações Positivas

Conheça outros cursos

Esporte e Política se discutem

Esporte e Política se discutem

Coletivo de Professores Coletivo de Professores
Inteligência Artificial na Prática

Inteligência Artificial na Prática

Ícaro Harry Ícaro Harry
A Fé e o Fuzil

A Fé e o Fuzil

Bruno Paes Manso Bruno Paes Manso
A Revolução Possível

A Revolução Possível

Cornel West Cornel West
O Resgate da Saúde Mental

O Resgate da Saúde Mental

Drauzio Varella Drauzio Varella
Entenda em 10 Minutos – Maria da Penha

Entenda em 10 Minutos – Maria da Penha

Samantha Lodi Samantha Lodi
As Raízes Capitalistas da Crise Atual (Capitalism Roots of the Present Crisis)

As Raízes Capitalistas da Crise Atual (Capitalism Roots of the Present Crisis)

Nancy Fraser Nancy Fraser
O Golpe de 1964

O Golpe de 1964

Coletivo de Professores Coletivo de Professores
Bolsonarismo: dissonância cognitiva coletiva e retórica do ódio

Bolsonarismo: dissonância cognitiva coletiva e retórica do ódio

João César Castro Rocha João César Castro Rocha
Como enfrentar o vício: Entenda o problema e aprenda a proteger a si mesmo e sua família

Como enfrentar o vício: Entenda o problema e aprenda a proteger a si mesmo e sua família

Coletivo de Professores Coletivo de Professores
Introdução aos Conceitos e a Realidade Agrária Brasileira

Introdução aos Conceitos e a Realidade Agrária Brasileira

João Pedro Stedile João Pedro Stedile
A Indignação como Filosofia de Vida

A Indignação como Filosofia de Vida

Eduardo Marinho Eduardo Marinho
O capital e a crítica do sofrimento social: Uma leitura de Marx sem cortes

O capital e a crítica do sofrimento social: Uma leitura de Marx sem cortes

Vladimir Safatle Vladimir Safatle
Excel: conhecimentos essenciais

Excel: conhecimentos essenciais

Daniel Candiotto Daniel Candiotto
Ócio Criativo

Ócio Criativo

Domenico De Masi Domenico De Masi
Mentoria Meditação Mindfulness

Mentoria Meditação Mindfulness

Marco Schultz Marco Schultz
O Paradoxo da Escolha

O Paradoxo da Escolha

Barry Schwartz Barry Schwartz
O pobre de direita

O pobre de direita

Jessé Souza Jessé Souza
Muhammad Ali – A Lenda

Muhammad Ali – A Lenda

Maryum Ali Maryum Ali
Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Bernard Lahire Bernard Lahire
+ DE 300
cursos e documentários
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas
Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email contato@institutoliberta.com.br

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para contato@institutoliberta.com.br solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email contato@institutoliberta.com.br. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).