Durante muito tempo, as mulheres negras foram apagadas da História oficial ou retratadas em posições passivas e subalternas. Contudo, a atuação de ativistas e intelectuais negras reposicionou essas personagens no debate público. A produção sobre as experiências e agências das mulheres negras têm crescido, principalmente, na História, nas Ciências Sociais, nos Estudos Feministas e Culturais. Por isso, o objetivo do curso História das Mulheres Negras é apresentar as principais frentes de pesquisas sobre o tema e, também, o papel das mulheres negras na formação social, cultural, política e econômica do Brasil entre os séculos XVIII e XXI.
O que você vai aprender
Conheça sua professora
Taina Santos
Taina é mestra em História Social e bacharel em História pela Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre História do racismo, História das mulheres negras, História do Brasil, diáspora negra, gênero e pensamento de intelectuais negras. Recebeu menção honrosa no XXX Concurso de Monografias Fausto Castilho pelo desenvolvimento da monografia: "Nem sempre escravas: trabalhadoras negras em Campinas e região no século XIX". Colaborou com produção da base de dados "Legislação: Trabalhadores e Trabalho em Portugal, Brasil e África de Colonização Portuguesa" (Cecult/Unicamp). Fez parte da equipe de pesquisadores do projeto Afro Memória desenvolvido pelo (AEL-Unicamp e Afro Cebrap). Trabalha como pesquisadora para organizações do terceiro setor e, nessa posição, já atuou em projetos da Justiça Global, Terra de Direitos e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Atualmente, é coordenadora de projetos na Casa Sueli Carneiro.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!