O curso tem como objetivo apresentar conteúdos, autores(as) e instrumentos teóricos para a introdução à filosofia e à prática de filosofar. No intuito de cumprir com a proposta, o curso está estruturado em três eixos: 1. “filosofia como diagnóstico do presente”; 2. “filosofia como intervenção”; e 3. “filosofia como leitura de si: quem somos nós?”. Para o desenvolvimento de nosso curso, pretendemos discutir a função do pensamento e da aprendizagem de novos conteúdos (pensar o “para quê” queremos nos apropriar de algo, no caso, a filosofia); utilizar as produções teóricas como recurso para interpretação da realidade; trabalhar conceitos e categorias específicas de filósofos e filósofas de vários territórios e culturas a fim de compreender a filosofia de forma global.
O que você vai aprender
- Refletir e discutir se o ato de pensar é natural e as implicações desse problema;
- Compreender a filosofia como criação de conceitos para o enfrentamento e solução de problemas da nossa realidade;
- Trabalhar a filosofia como algo muito mais potente do que erudição;
- O que é uma teoria e como ela pode operar como recurso que nos possibilita produzir conhecimento e analisar a realidade;
- Discutir a articulação entre o pensamento filosófico e as condições históricas nas quais as teorias são produzidas e a nossa apropriação desses conteúdos em nosso tempo;
- Os conteúdos fundamentais da resposta de Kan à questão sobre o esclarecimento;
- Trabalhar o modo como Foucault coloca a questão do esclarecimento e como interpreta a maneira que Kant responde ao problema;
- Compreender as implicações da filosofia como um diagnóstico do presente, como apropriação de produções para tomar nossa atualidade como o que deve ser enfrentado;
- O conteúdo crítico da filosofia de Nietzsche como recurso para compreender nosso tempo;
- Discutir o movimento de colocar em questão os valores fundamentais de determinada sociedade;
- Colocar em questão os desdobramentos das críticas nietzschianas à moral dos escravos;
- O conceito de ressentimento em Nietzsche e suas relações com o poder;
- Aspectos gerais do conceito de “banalidade do mal”;
- Discutir como podemos compreender qual o conteúdo da política a partir da filosofia de Hannah Arendt;
- Colocar em questão a responsabilidade necessária a ser assumida na atividade política;
- Perceber as articulações entre ética, política e condição humana na produção teórica arendtiana;
- Situar a produção teórica de Hegel no contexto histórico das revoluções burguesas na Europa dos séculos XVIII e XIX;
- Discutir as relações de contradição, negação e transformação para compreensão do movimento do pensamento dialético;
- Trabalhar os desdobramentos do movimento dialético na luta pelo reconhecimento desenvolvida por Hegel;
- Aspectos gerais do valor como conceito da produção teórica de Marx;
- Trabalhar características do método de análise das relações sociais de produção utilizado por Marx a partir do problema do fetiche da mercadoria;
- Compreender os desdobramentos na avaliação das relações sociais e da reprodução da vida no capitalismo a partir da produção teórica de Marx;
- Aspectos gerais do pensamento político de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau com destaque para as diferenças que trazem em relação à tradição da filosofia política;
- Como assumir o antagonismo como ponto de partida para trabalhar a teoria e a ação política desemboca em na análise das construções de identidades coletivas e ações em torno de pautas, demandas e insatisfações no campo do político;
- Colocar em questão o que entendemos por populismo e como Laclau ressignifica e compreende o conceito de populismo;
- A distinção entre povo e massas e seus desdobramentos para as especificidades dos conceitos de populismo e fascismo;
- Discutir o processo da formação do humano como constante e determinado pelo ambiente ou entorno no qual sujeitos humanos estão e se desenvolvem;
- Colocar em questão o processo de desenvolvimento das tecnologias de comunicação e seus impactos no ambiente e nos processos de interação humana a partir da produção teórica de Sloterdijk e seus desdobramentos;
- Compreender por que Sloterdijk fala em domesticação da animalidade humana;
- Discutir a coexistência necessária para compreender os desdobramentos na jornada humana de formação de sujeitos, lugares de proteção e de antropotécnica como uso de tecnologias de subjetivação para a autoposição e autoprodução;
- O que feminismo tem que ver com filosofia e as implicações dessa relação;
- Compreender como o recurso epistêmico de gênero com Federici coloca em questão não uma perspectiva parcial, e sim uma análise crítica de totalidade das relações sociais;
- Discutir como se construiu a figura da bruxa e suas implicações na origem e desenvolvimento do capitalismo;
- A gênese dos processos de domínio e domesticação moderna das mulheres;
- Discutir a colonização como fundamento da sociedade moderna ocidental em perspectiva filosófica e, ainda, como questão central e velada na própria história e conteúdos da tradição da filosofia;
- Trabalhar o conceito de “razão negra” e o modo como Mbembe desenvolve sua crítica;
- Colocar em questão os discursos ligados ao racismo que orientam a vida das pessoas e legitimam conteúdos aparentemente de saberes e racionalidades filosóficas e científicas;
- Trabalhar as origens, saberes e poderes do racismo;
- Colocar em questão como o eurocentrismo e a negação do outro, com suas projeções ideológicas violentas, constitui a própria racionalidade moderna euro-americana;
Conheça sua professora
Suze Piza
É professora na UFABC nos cursos de Filosofia e Ciências Humanas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e no Programa de Economia Política Mundial. Foi pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora no Departamento de Filosofia (IFCH) da UNICAMP entre 2015-2017. É doutora em Filosofia pela UNICAMP. Tem diversos artigos e livros publicados na área. É membra do Grupo de Pesquisa em Metafísica Contemporânea (UFRN) e da Rede de pesquisa africanidades (UFBA).
Pré-requisitos
Vontade de aprender
Para quem é indicado
No mundo atual, aprender Filosofia é fundamental para entendermos a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Assim aprendemos a refletir sobre o sentido das coisas.
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