Instituto Conhecimento Liberta

Escritas e Narrativas

Henry Bugalho
Pilar: Profissional
Escritas e Narrativas
Esse e mais de 270 cursos. Todos juntos a partir de R$ 47/mês
QUERO SER MEMBRO
Detalhes do curso
10 Aulas (aprox. 12 horas)
100% online, faça no seu ritmo
Acesso completo
Certificado de conclusão

O curso tem como objetivo trabalhar conteúdos fundamentais para o desenvolvimento da escrita e inserção à carreira literária. Desse modo, serão discutidos aspectos gerais da produção de histórias, estruturas narrativas, técnicas de escrita e compreensão do mercado editorial, suas limitações e potencialidades. Para o desenvolvimento de nosso curso, pretendemos apresentar formas, gêneros e estruturas das narrativas; compartilhar técnicas para a produção literária e construção de narrativas; discutir o passo a passo da produção de um livro; compreender as dinâmicas do mercado editorial e trabalhar aspectos fundamentais para tornar os livros atrativos aos leitores.

O que você vai aprender

  • A distinção entre a carreira literária como profissão e a atividade de escrever um livro;
  • A necessidade de se ter paciência para a produção de um livro e para a própria carreira literária;
  • A compreender a impossibilidade de uma obra literária perfeita
    A noção de originalidade;
  • Entender a necessidade de persistir na escrita;
  • A importância de sempre levar em consideração o público-alvo do texto a ser trabalhado;
  • As etapas da ausência de atenção (de ser ignorado) e da crítica (ser bombardeado por reações fortes e/ou negativas);
  • A necessidade se escrever muito, escrever sempre, mas apenas apresentar o melhor conteúdo desenvolvido;
  • A importância de concluir o conteúdo com o início, meio e fim (mesmo que não seja imediatamente publicável);
  • A articulação entre o hábito da leitura e a prática da escrita;
  • As dinâmicas reais do cotidiano da escrita e suas limitações;
  • O processo e a dinâmica vagarosa de descoberta da “própria voz” na escrita;
  • A necessidade de se estar aberto às mudanças e exigências de mudanças que o processo de produção da escrita requer;
  • As distinções a articulações entre poesia e prosa;
  • Os dois grandes modelos de prosa: (a) a ficção; e (b) a não-ficção;
  • As especificidades dos gêneros de ficção, tanto em perspectiva anglo-saxã, quanto latina: romance, novela, noveleta, conto e microconto/nanoconto;
  • Aspectos gerais de gêneros de não-ficção: história, biografias, autobiografias, livro de memórias, guias de viagem, relatos de viagem, textos acadêmicos, filosofia, reflexões, jornalismo, manuais e humor;
  • A noção de inspiração a partir das discussões de Platão e Aristóteles em torno do conceito de mimesis;
  • Conteúdos que possibilitam trabalhar modos para encontrar inspiração para a produção do livro: (a) a partir das vivências do próprio autor; (b) a partir da observação da vivência de outros; e (c) a partir das histórias ouvidas;
  • A função de se construir um arquivo para consulta de materiais que componham histórias futuras;
  • Como história e personagens são elementos fundamentalmente articulados, de modo a olhar criticamente a distinção entre histórias movidas pelo enredo e histórias movidas por personagens;
  • Duas das oito regras para se escrever desenvolvidas por Kurt Vonnegut: (a) dê ao leitor/a ao menos uma personagem que possa conhecer; e (b) todas as personagens precisam querer alguma coisa;
  • Compreender o desenvolvimento das histórias em torno dos conflitos que decorrem dos desejos das condições das personagens;
  • A função da personagem protagonista, da antagonista, da deuteragonista, a tritagonista, o anti-herói e o falso protagonista;
    Tipos romance: (a) romance com chave, (b) auto-ficção; (c) ficção histórica; (d) ficção;
  • Estruturas de enredo para compreender o movimento das narrativas;
  • A função, os limites e as dinâmicas dos modelos de construção narrativa;
  • Os elementos da estrutura chamada de “a jornada do herói”;
  • O papel fundamental do conflito e das tensões para o desenvolvimento do enredo em nossas narrativas;
  • O foco narrativo como o ponto de vista da história a ser desenvolvida, distinguindo entre o sujeito e o narrador;
  • A função da narração na história e os tipos de narrador: (a) narrador-personagem; (b) narrador-observador ou testemunha; e (c) narrador onisciente;
  • O planejamento do tempo verbal da história: (a) presente; (b) pretérito (perfeito ou imperfeito); e (c) futuro (do presente ou do pretérito);
  • Modos de apresentação de um texto narrativo: (a) narração; (b) descrição; (c) diálogo; (d);
  • Técnicas narrativas: (a) flashback; (b) fast forward; (c) in media res; (d) fluxo de consciência; (e) literatura ergódica; (f) bonequinha russa; (g) cliffhanger; e (h) deus ex machina;
  • As articulações entre a ficção e a não-ficção, assim como os desafios e as vantagens de se produzir um texto de não-ficção;
  • A necessidade de se ter uma boa noção do público-alvo da não-ficção;
  • A importância de se constituir um material consistente e bem delimitado por meio de pesquisa;
  • A função de um texto acessível, claro e de boa compreensão ao leitor;
  • As problemáticas e a importância do processo de revisão do trabalho desenvolvido;
  • Diferenciar revisão e edição;
  • Os dois modos de edição: (a) verificação de coerência, verossimilhança e não contradição; e (b) copy desk ou copy edit;
  • As diferentes formas de edição: (a) cortar; (b) adicionar; e (c) substituir;
  • A importância de se trabalhar junto a outros escritores e escritoras;
  • As duas formas de publicação: (a) por meio de editoras comerciais; e (b) publicação independente;
  • O processo de envio de originais às editoras comerciais e as dinâmicas internas das editoras;
  • As limitações, os potenciais e os meios de publicação independente;
  • Técnicas para criar um público leitor;
  • Retomar aspectos fundamentais discutidos anteriormente;
  • Aprofundar alguns temas específicos a partir de questões levantadas por alunos e alunas;

Conheça seu professor

Escritas e Narrativas

Henry Bugalho

Formado em Filosofia pela UFPR e especialista em Literatura e História. Com um estilo de vida nômade, já morou em Nova York, Buenos Aires, Perúgia, Madri, Lisboa, Manchester e Alicante. Autor de romances, contos, novelas, guias de viagem e um livro de fotografia.

Para quem é indicado

Se você deseja escrever um livro, esse curso o(a) ajudará com técnicas narrativas e dicas sobre o mercado editorial. Ou serve para você que deseja saber como é o processo de composição de histórias, o que se passa na mente de um escritor ao produzir sua obra.

40.000
Alunos
450
Avaliações
99%
Avaliações Positivas
Zero Risco

Investimento Zero Risco para você

Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!

Zero Risco

Como são os cursos

Você monta sua grade e horários

Estude em casa ou de onde quiser, basta ter uma conexão de internet. Todas as aulas ficam numa área de membros, que você pode acessar sempre que quiser, enquanto sua assinatura estiver ativa.

Professores altamente especializados

Procuramos reunir os grandes nomes de cada especialidade, para entregar o melhor conteúdo. Cada professor traz a teoria que pode ser facilmente absorvida e também vivências práticas resultado de uma carreira de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Cada curso possui um formulário onde você pode deixar suas dúvidas que são respondidas nas aulas tira-dúvidas. Esse é um momento que o professor reserva para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Certificado de conclusão

Você poderá atestar sua participação no curso com um certificado de conclusão emitido pelo instituto, para comprovar sua conquista e que você poderá compartilhar inclusive com possíveis empregadores.

Conheça outros cursos

Cuba – Uma luta, muitas histórias

Cuba – Uma luta, muitas histórias

Coletivo de Professores Coletivo de Professores
O pobre de direita

O pobre de direita

Jessé Souza Jessé Souza
Finanças e Investimentos

Finanças e Investimentos

Eduardo Moreira Eduardo Moreira
Espanhol

Espanhol

Pilar Monteiro Pilar Monteiro
Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Pedagogia das Classes Populares: por uma gênese da desigualdade social

Bernard Lahire Bernard Lahire
Francês

Francês

Millena Rocha Millena Rocha
Introdução à Meditação Mindfulness

Introdução à Meditação Mindfulness

Marco Schultz Marco Schultz
Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Relações amorosas e Capitalismo: novas interpretações

Eva Illouz Eva Illouz
Excel

Excel

Arlane Gonçalves Arlane Gonçalves
Italiano

Italiano

Linda Riolo Linda Riolo
Apocalipse Tecnológico

Apocalipse Tecnológico

Adam Alter Adam Alter
Sociologia para compreender o Brasil

Sociologia para compreender o Brasil

Jessé Souza Jessé Souza
10 Lições de Psicanálise

10 Lições de Psicanálise

Daniel Omar Perez Daniel Omar Perez
A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

A Guerra da informação no Brasil: de Lula a Bolsonaro e de volta a Lula

Rodrigo Vianna Rodrigo Vianna
Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Grandes Pensadores: A formação do seu senso crítico

Jessé Souza Jessé Souza
Filosofia

Filosofia

Suze Piza Suze Piza
Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política

Evgeny Morozov Evgeny Morozov
How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

How to Stop the Doomsday Clock (Como Parar o Relógio do Juízo Final)

Noam Chomsky Noam Chomsky
Inglês

Inglês

Julia Barreiro Julia Barreiro
A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

A ditadura revisitada: a Comissão Nacional da Verdade 10 anos depois

Janaína Teles Janaína Teles
+ DE 300
cursos e documentários
+ DE 4.000
horas de aulas
+ DE 70.000
alunos
+ DE 25.000
bolsistas
Depoimentos

Veja a opinião de nossos alunos

FAQ

Dúvidas Frequentes

Você pode se tornar um membro fazendo sua assinatura pelo cartão de crédito e PayPal. Para outras formas de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp, chat aqui na página ou email [email protected]

O Instituto Conhecimento Liberta é 100% independente. Nosso projeto é mantido pelo apoio de nossos membros.

Sim, se você quiser desistir da compra nos primeiros 15 dias, basta entrar em contato com o suporte da plataforma dos cursos ou enviar um email para [email protected] solicitando o cancelamento. Você receberá o reembolso integral de qualquer valor já pago.

Você sempre pode contar com nosso suporte técnico através do email [email protected]. Responderemos o mais rápido possível.

Renovação automática da sua assinatura, sem taxas de cancelamento.

Todas as aulas que forem transmitidas ao vivo ficarão gravadas na sua área de membros para que você possa assistir sempre que quiser.

Enquanto durar sua assinatura, você sempre terá acesso a todos os cursos.

Não há limitação de cursos a serem feitos simultaneamente. O aluno pode fazer de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo.

Os cursos em sua maioria estão divididos em aulas de aproximadamente 1 hora de duração. Você pode definir sua própria programação conforme o tempo disponível.

As bolsas são direcionadas à pessoas de baixa renda ligadas a entidades sociais parceiras do projeto. Veja na seção das entidades parceiras o nome das instituições e entre em contato com as mesmas para requerer uma bolsa de estudos.

Sim, os cursos têm certificado de conclusão e a emissão pode ser feita pela área de membros, após a conclusão de cada curso.

Caso tenha optado pela forma de pagamento em cartão de crédito, dentro de alguns minutos você receberá um email da plataforma dos cursos com as informações para o seu acesso. Se tiver feito sua inscrição por outra forma de pagamento, você receberá esse email em até 3 dias úteis, que é o tempo máximo que a plataforma leva para confirmar o pagamento.

Sim, você pode fazer a troca do tipo ou da periodicidade do plano dentro do período de garantia ou na renovação do seu plano. De mensal para anual a cada mês e de anual para mensal a cada ano.

Sim, nas assinaturas mensais serão canceladas as cobranças a partir do próximo mês. Nas assinaturas anuais, serão canceladas as cobranças a partir do próximo ano, ou seja, na prática o que acontece é que sua assinatura não será renovada. Lembramos que o reembolso de valores ocorre somente quando a solicitação de cancelamento é feita dentro do período de garantia (15 dias após a efetivação da sua inscrição de entrada no Instituto Conhecimento Liberta).