O curso aborda temas relacionados a democratização do acesso ao ensino superior brasileiro, em especial as cotas étnico-raciais implementadas pela lei 12.711/2012 em âmbito federal. Diante do desafio que é entender o processo de implementação e de possível prorrogação das cotas em universidades federais, proponho com este curso apresentar um balanço sobre o caminho percorrido pelas ações afirmativas no mundo e no Brasil e as perspectivas contemporâneas em torno dessas políticas. Durante as quatro aulas serão apresentados aspectos que envolvem as relações raciais e a educação no Brasil, os conceitos e aspectos históricos que envolvem as ações afirmativas e as cotas, as propostas e projetos de inclusão e expansão da educação superior no Brasil nos últimos anos e os desafios relacionados a continuidade da lei em instituições de ensino superior públicas federal.
O que você vai aprender
Nesta aula serão abordados aspectos relacionados à educação pública no Brasil e a inserção dos negros diante da história e dos diversos níveis de ensino.
Neste tópico abordaremos os conceitos fundamentais para o entendimento das propostas de ações afirmativas e cotas no Brasil e no mundo.
Esta aula trata de grandes projetos de inserção universitária no Brasil nos anos recentes. A proposta é entender os aspectos que os compõem e seus possíveis impactos para a sociedade.
Aqui serão abordados mais especificamente o resultado da lei de cotas no ensino superior público federal. Através de um olhar interseccional entre raça e gênero será possível analisarmos como a ação afirmativa mudou o cenário universitário brasileiro.
Por fim, nesta última aula, falaremos sobre os desafios que rondam e ameaçam a continuidade das políticas de inclusão na educação.
Conheça sua professora
Milena de Oliveira Santos
Formada em Ciências Sociais e Doutoranda em Demografia (UNICAMP). Trabalhou na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas entre 2013 e 2015. Foi participante do setor de administração do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA). Foi membra do Núcleo da Consciência Negra (UNICAMP) e contribuiu para a implementação da política de cotas étnico-raciais e das comissões de heteroidentificação da UNICAMP. Fez parte do Comitê Gestor do Pacto de Direitos Humanos (UNICAMP) e do Observatório de Direitos Humanos (UNICAMP). Foi professora e organizadora de curso promovido pela Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (UNICAMP). Atualmente é membra da Red de Demografía de los Pueblos Indígenas y Afrosdescendientes (PIAFAL) de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP). É professora, palestrante e estuda os seguintes temas: raça, gênero, educação, demografia e políticas de ação afirmativa.
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