Este curso tem como objetivo introduzir o Egito ao público brasileiro, apresentando a trajetória do país desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. O curso tem um viés crítico à atual posição acadêmica da historiografia do Egito, tanto antigo quanto moderno, que muitas vezes produz análises sob um prisma europeu e colonial.
As dez aulas são organizadas cronologicamente, explorando os períodos:
– faraônico;
– bizantino;
– islâmico;
– otomano;
– moderno.
Neles, vamos discutir não somente as transformações e eventos marcantes na história Egípcia como também linhas de continuidade e percepções sobre o passado.
As seis primeiras aulas tratam sobre o Egito Antigo, da pré-história até a conquista do Império Romano:
As quatro primeiras sendo um ‘panorama’ histórico de eventos, transformações, e processos históricos. As aulas 5 e 6 se aprofundam em uma análise da sociedade e religião na antiguidade. Estes temas serão abordados por informações provenientes de materiais arqueológicos, artefatos e fontes primárias compostas pelos próprios Egípcios.
As aulas 7 a 9 cobrem por volta de 1600 anos de história do período bizantino até os dias atuais:
Nelas, exploramos temas que não são normalmente associados ao Egito na percepção popular como a Igreja Copta, a expansão do Islã, sincretismo religioso, a chamada “Idade do Ouro Islâmica”, e a Renascença Árabe.
Por fim, a última aula apresenta a cultura e sociedade do Egito atual e suas percepções e relações com o passado, além de prospectos do país para o futuro.
*Não são necessários conhecimentos ou formação prévias.
O que você vai aprender
As paisagens do Egito, o rio Nilo, a desertificação do Saara, os inícios da civilização Egípcia, a unificação do país, cronologia e dinastias. Panorama histórico do Egito começando com O Antigo Império: o primeiro estado centralizado e as pirâmides.
Continuação do panorama histórico passando pelos chamados “Períodos Intermédios”, o Médio Império, a Renascença egípcia, a monarquia central revigorada, a nova capital de Itjtawy, a invasão dos Hyksos, e o Segundo Período Intermediário.
Continuação do panorama histórico: e expulsão dos Hyksos, o Novo Império, o Vale dos Reis, Deir el Medina, Amenhotep III, Akhenaten, Nefertiti, Tutancâmon, Ramsés II, período Raméssida, o colapso da Idade do Bronze.
A sociedade e cultura do Antigo Egito incluindo arte, música, literatura, costumes, tradições, ideologias e dinâmicas de classe, temas explorados por textos e materiais escritos pelos próprios antigos egípcios.
Conheça seu professor
Gabriel Natal
Gabriel Natal é arqueólogo, especializado em patrimônio cultural do Oriente Médio, sobretudo do Egito. Nascido em São Paulo, mudou-se para o Cairo aos dezesseis anos de idade e finalizou o ensino médio durante a Primavera Árabe, em 2011. Graduou-se em Egiptologia na American University in Cairo, onde estudou sob a supervisão de Salima Ikram e Fayza Haikal, duas das mais renomadas arqueólogas da atualidade. Viajou extensivamente pelo Egito pesquisando monumentos e participando de expedições arqueológicas. É mestre em Arqueologia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!