Esta série de encontros propõe pensar os fenômenos de massificação dos anos 2020 caracterizados por elementos conservadores, autoritários, violentos e individualistas que movimentaram grandes grupos de indivíduos tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina. Entendemos que estes fenômenos de massificação são originados pela insatisfação de trabalhadoras e trabalhadores formais e informais que se identificam com os ideais de um discurso de ódio e violência elaborado e sistematicamente difundido desde os setores que concentram o poder econômico e dominam os meios de comunicação. O antagonismo hoje é entre a sustentação das condições mínimas de legalidade, direito e inclusão e a dissolução corrosiva das instituições e o rompimento de laços sociais em favor do domínio nu e cru do poder real sem pudor sobre um indivíduo vulnerável e muitas vezes desamparado. Para levar adiante esse projeto cultural, social e econômico o poder real não só utiliza os clássicos mecanismos da exploração do trabalho, ele também atua sobre os afetos, os sentimentos e as emoções dos indivíduos. Já não se trata apenas de afirmar uma mentira até que seja tomada como verdade, agora o objetivo é explorar o trabalho até enlouquecer. Isto não só acontece com trabalhadoras e trabalhadores de classes baixas e classe média, mas também com altos executivos e gestores de grandes empresas. O neoliberalismo, assim como o nazismo, conduz à autodestruição, é puro impulso de morte, é a dissolução da vida não só da classe trabalhadora.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Daniel Omar Perez
Doutor em Filosofia pela Unicamp e possui formação em Psicanálise. Já fez estágios de pós-doutorado na área de Ciências Humanas na Alemanha e EUA. É professor de Filosofia na Unicamp.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!