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Desenvolvimento Local e Participação Comunitária

Ladislau Dowbor
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Desenvolvimento Local e Participação Comunitária
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As economias que melhor se desenvolvem, desde os países nórdicos (Suécia e outros), até o Canadá, a China ou o Vietnã, usam como orientação central o bem-estar das suas populações, com sistemas fortemente descentralizados e participativos. O Sueco médio participa de 4 organizações comunitárias. O Brasil, país gigante com 215 milhões de habitantes, tem 5.570 municípios, profundamente diversificados: ainda que o governo central em Brasília seja essencial para o nosso desenvolvimento, a apropriação dos processos de transformação pelas próprias comunidades interessadas, em cada cidade ou bairro, é essencial para que o conjunto funcione. Não há ministério que possa conhecer tantos desafios de norte a sul do país. Essa dimensão é amplamente subutilizada e subestimada no Brasil. Ninguém melhor do que as comunidades locais sabe onde dói o calo, que rio está contaminado, que rua vira lama quando chove, onde falha o acesso à internet. O governo central e os governos estaduais devem sim ajudar, pois os recursos são públicos, mas a definição das prioridades, o controle dos resultados, a responsabilização da gestão pública e das empresas, dependem das comunidades se organizarem em torno aos seus interesses. No mundo e no Brasil há inúmeras experiências de iniciativas locais que funcionam. As tecnologias modernas, em particular a conectividade que a internet permite, abrem novos espaços para uma gestão descentralizada e participativa. Soluções institucionais como as organizações comunitárias, parcerias com universidades, consórcios intermunicipais, orçamento participativo e outras formas de organização abrem novos caminhos. Os desafios do acesso ao financiamento, da organização de informação e comunicação, de geração de emprego e renda, de promoção da sustentabilidade ambiental, e inclusive de formação de quadros na área de desenvolvimento local participativo, constituem os desafios que pretendemos estudar.

O que você vai aprender

  • Convergência de crises;
  • Tecnologias, globalização, meio-ambiente e desigualdade;
  • O que funciona: o ciclo virtuoso, os 4 motores;
  • O potencial da sociedade do conhecimento;
  • Conceito de subutilização de fatores;
  • Crise de governança: busca de novos rumos;
  • Das nações e blocos aos espaços locais – Milton Santos.
  • Conhecimento se comunica: Jeremy Rifkin;
  • Potenciais da conectividade (Piraí digital – inclusão digital);
  • Parcerias com universidade (Pintadas UFBA - semiárido, tecnologias);
  • Gestão de bens comuns, comunidades locais, parcerias internacionais.
  • Articulação dos interesses locais: administração pública, empresas, OSCs;
  • Articulação urbano rural;
  • Comités gestores (Exemplo: Fome Zero);
  •  Articulação com Estatais (Exemplo: Itaipu);
  • Consórcios intermunicipais (Exemplo: Santa Catarina, Penápolis);
  • Conselhos de desenvolvimento (Exemplo: Grande ABC);
  • Orçamento participativo;
  • Redes colaborativas (Exemplo: Casa Verde, Araraquara)
  • Redes de exploração (Exemplo: Uber, Ifood);
  • Incubadora de redes: (Exemplo: Canadá);
  • Apropriação dos bens comuns (Exemplo: Ostrom, Charlotte Hess);
  • Gestão do conhecimento (Exemplo: Portland, centros locais de pesauisa, redes);
  • Capital social, Putnam.
  • Dinheiro virtual: novo contexto;
  • Contexto: juros/agiotagem, sobre famílias, empresas e Estado;
  • Finanças de proximidade: gera economia local, produção e comercialização;
  • Rede de bancos comunitários de desenvolvimento (Exemplo: Palmas, Marica, Heliópolis e Paraisópolis, Pintadas);
  • Orçamento participativo: convergência dinheiro público, comercial (agências) e comunitário;
  • Bangladesh: Mohammad Yunus; Grameen Bank;
  • França: Placements Ethiques;
  • Alemanha: Sparrkassen;
  • China: hierarquia de bancos – infra, indústria pesada, crédito imobiliário, microcrédito produtivo, crédito para consumo, capilaridade.
  • Informações sobre o município, seus potenciais, seus recursos subutilizados, situações críticas (pobreza, ameaças ambientais).
  • Parcerias com universidades para realizar pesquisas e estudos.
  • IBGE – dados municipais – atlas dos municípios do Brasil.
  • Oxfam - informações sobre desigualdade, e sobre municípios.
  • Riqueza da Wikipedia, relatórios especializados (Exemplo:  Rede Pensan).
  • Além do PIB: novos indicadores de desenvolvimento.
  • Bolsa família: riqueza dos cadastros.
  • O cidadão é proprietário da instituição: é cidadão, não espectador;
  • Potencial de consultas online (Exemplo:  Portal da Transparência);
  • Insuficiência das informações das empresas/corporações;
  • Londrina: terminais do computador da secretaria da fazenda;
  • Redes locais de comunicação (Exemplo: Jacksonville Quality of Life Progress Report, Soweto);
  • Radios comunitarias, mídias alternativas;
  • Papel das OSCs: crowd funding etc.
  • Transformação do trabalho, tecnologias, economia do conhecimento, redes;
  • O ciclo virtuoso: renda, demanda, infraestruturas, empregos, produtividade;
  • Operação praia limpa – cadastramento dos desempregados, identificação das especialidades, e pesquisa (ex. Santos, Mauá, municípios litorâneos) – porque matou o turismo.
  • Índia – garantia de emprego – Job Guarantee.
  • Renda básica local – (Ex. Serra da Mantiqueira)
  • Cinturões horti-fruti-granjeiros.
  • Situações críticas, diagnóstico local, economia circular;
  • Interesses difusos e interesses pontuais;
  • Teffé – Amazonia indígena – organização da pesca sustentável, renda básica sem destruição;
  • Elinor Ostrom – levantamento de iniciativas locais para assegurar sustentabilidade; das experiencias – administrando os bens comuns;
  • SOS Mata Atlântica;
  • Cinturões verdes: sugestões Imperatriz;
  • China: Comunidades contra o colapso climático Exemplos de reflorestamento, descontaminação da água, preservação do solo.
  • Os retrocessos no Brasil - CEPAM, Emplasa, Fundap
  • Formando a nova geração (Exemplo: Minha Escola meu lugar)
  • Escolas do MST – Florestan Fernandes
  • Conceito de capital social (Exemplo: Robert Putnam, Copmunidade e democracia (making democracy work)
  • Ordenamento territorial – cepam – ibam – instituicao para formar gente para gerir
  • Formação nas universidades (Exemplo: Aménagement du Territoire, Portland) – Oregon
  • Conceito de empowerment;
  • Conceito de capital social;
  • O enfrentamento das crises;
  • Discussão sobre o curso no seu conjunto;
  • Recomendações para seguir se informando.

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Desenvolvimento Local e Participação Comunitária

Ladislau Dowbor

Economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros.

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