O curso busca apresentar as histórias, os significados e os sentidos de alguns dos principais elementos da nossa cultura, tendo como base o aspecto corporal, musical e religioso das festas populares. Aprofundar e discutir a dimensão de resistência e confronto que essas manifestações trazem diante do projeto de sociedade colonial. Ao ampliar o repertório acerca das expressões culturais de origem afro-ameríndia, expressões essas que configuram um campo conhecido como cultura popular, busca-se alcançar uma maior compreensão sobre a riqueza estética, filosófica e política que ali encontra-se.
O que você vai aprender
Um outro olhar sobre a formação do povo e da cultura brasileira.
A dança de origem europeia que tornou-se um símbolo da cultura da roça.
A maior festa popular do planeta. Suas origens, significados e os diversos carnavais encontrados pelo país.
As diversas saudações e tradições que os brasileiros dedicam nesse dia às Senhoras do Mar.
As comemorações brasileiras de Natal repletas de poesia, cantoria e generosidade.
Os instrumentos que representam a música brasileira mas que cruzaram muitos mares até chegar por aqui.
Da música simples cantada em terças pelos lavradores à principal fonte de renda do mercado musical nacional.
O principal ritmo musical brasileiro, suas diversas variantes e o povo que dedica a vida ao samba.
São João, Santo Antônio, São Judas Tadeu e outras santos para os quais os brasileiros fazer promessas, deixam presentes e dizem ter recebido milagres.
As religiões nascidas do Brasil a partir dos arranjos entre o cristianismo e os plantões indígena e africano.
Conheça seu professor
Cristiano Meirelles
Cristiano Meirelles é um multi-artista e arte-educador que há cerca de 15 anos pesquisa, de maneira prática e teórica, as festas populares e os caminhos que elas nos oferecem para compreender a identidade cultural brasileira. Iniciou seus estudos em teatro no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, em Belo Horizonte e migrou para São Paulo para especializar-se em danças brasileiras pelo Instituto Brincante. Desde então trabalhou como artista, diretor artístico ou coordenador de projetos em vários espaços e grupos como: Jogando no Quintal, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Banda Mirim, Cia Cabelo de Maria, Antônio Nóbrega, Greg Hicks(ator e diretor residente da Royal Shakespeare Company). Com espetáculos e shows musicais, apresentou-se por muitas cidades do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Licenciado em Música, atualmente é também professor de música da Lourenço Castanho onde, desde 2017, assessora o projeto pedagógico de festas juninas e Cultura Popular. Ainda como educador e formador é, ou foi, professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação nas Faculdades Cantareira, Célia Helena, FGV, USCJ de Bauru.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!