A Comunicação Não-Violenta (CVA) é um processo que transforma a maneira como nos relacionamos uns com os outros. Seu objetivo é proporcionar uma cultura de colaboração e empatia para que possamos construir relações mais autênticas e verdadeiras. Dessa forma, contribuímos com um mundo onde a maioria das pessoas acordam inspiradas, trabalham se sentindo seguras e voltam para casa preenchidas de realização. São 09 horas de aulas expositivas e interativas onde vamos abordar os temas básicos da CNV, como:
O paradigma da dominação e colaboração;
Os 4 passos da CNV;
A árvore da CNV;
Exemplos práticos de aplicação;
O que você vai aprender
- Apresentar de onde surgiu a CNV mostrando o porquê dela existir.
- Apresentar o paradigma da dominação e mostrar exemplos de onde ele está presente.
- Apresentar o paradigma da colaboração e mostrar exemplos de onde ele está presente.
- Apresentar os 4 passos da CNV.
- Mostrar exemplos do paradigma da dominação e transformá-lo utilizando os 4 passos da CNV.
- Apresentar a importância do preparo interno para aplicação da CNV.
- Mostrar como fazer a preparação do ambiente interno para utilizar a CNV. Prática de mindfulness para preparação do ambiente interno.
- Apresentar o primeiro passo da observação, falando sobre a diferenciação entre fatos e julgamentos.
- Aula 04 - Sentimentos Exercitar o não julgamento por meio de exemplos.
- Apresentar o segundo passo falando sobre os sentimentos.
- Mostrar a diferença entre pensamento e sentimento.
- Apresentar os sentimentos básicos e como se desdobram nos outros sentimentos.
- Apresentar a diferença de sentimentos e pseudosentimentos.
- Exercitar a identificação de sentimentos por meio de exemplos.
- Apresentar o terceiro passo falando sobre necessidades.
- Mostrar de onde vem as nossas necessidades – Pirâmide de Maslow.
- Explicar o conceito das estratégias para atender necessidades.
- Mostrar a pirâmide de estratégias, julgamentos, sentimentos, crenças/valores, necessidades.
- Utilizar exemplos de cada um dos níveis e de onde está o conflito.
- Praticar a satisfação de necessidades pensando em diferentes estratégias.
- Apresentar o quarto passo falando sobre os pedidos.
- Explicar os 3 tipos de pedidos: Ação, conexão, clareza.
- Mostrar a diferença entre pedidos e exigências.
- Explicar como formular bons pedidos.
- Exercitar como melhorar os pedidos utilizando exemplos.
- Reforçar a importância de ter consciência sobre a sua intenção antes de comunicar.
- Reforçar o preparo do ambiente interno.
- Apresentar a árvore da CNV explorando seus elementos.
- Mostrar exemplos de aplicação da CNV utilizando os fantoches.
- Resumir os conceitos passados nas aulas.
- Indicar livros para continuar o aprendizado.
- Mostrar as possiblidades de aprofundamento utilizando a CNV.
- Tempo extra caso seja necessário.
Conheça seu professor
Rodrigo Suzuki
Dedica sua vida profissional ajudando a construir um mundo onde todos acordamos inspirados e seguros para entregar o nosso melhor e terminamos o dia preenchidos de realização. Acredita em um futuro inspirador, onde exista mais amor no mundo corporativo. Faz isso por meio de projetos colaborativos, em empresas que buscam uma cultura organizacional saudável e equilibrada. Fora das empresas, ajuda pessoas que se sentem perdidas e que estão buscando crescimento, a encontrarem clareza para construir uma jornada próspera e realizadora.
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