Se você procura um curso pra ficar milionário com o YouTube, não assista ao nosso. Aqui a gente vai te mostrar com a nossa experiência na plataforma, como criar uma experiência agradável e assertiva com a sua audiência. Somos dois jornalistas (Helder Maldonado e Marco Bezzi) com experiência nos maiores veículo de comunicação do Brasil que decidiram virar youtubers depois de “velhos”. Contaremos nossa história, daremos dicas e atalhos pra você fazer seu canal do zero. Após quatro anos, chegamos aos 600 mil inscritos, com mais de 200 milhões de views. Não somos os Felipe Neto, mas conseguimos viver do nosso trabalho na plataforma. A jornada para chegar até aqui não foi nada fácil. E pra não bater tanto a cabeça como nós batemos, decidimos dividir toda a nossa experiência com vocês em cinco aulas ao vivo.
O que você vai aprender
- O que você precisa fazer pra começar na plataforma de vídeos? O importante é ter uma ideia e não pensar em apenas copiar os outros. É possível fazer algo inusitado, diferente se baseando nos maiores streamers do Brasil e do mundo. O nome? Bom. Se liga no nosso. Mesmo com ele, chegamos longe. Só preta atenção pra não colocar nada muito fechado porque quem se define se restringe.
- É arriscado sair de um emprego formal e virar youtuber? Como foi a nossa experiência.
- Quais equipamentos comprar? É possível começar com um bom celular e um microfone de lapela, além de um ringlight de um tamanho razoavel. Se você quiser investir pode comprar uma câmera DSLR e um microfone zoom ou Tascam pra captar o som. Gravar áudio e imagem separadamente aumenta a qualidade do seu vídeo. Acredite, o som é o principal alicerce da sua jornada no YouTube. Muita gente assiste aos vídeos só ouvindo. E um som ruim espanta a audiência. Compre dois softbox pra iluminar o seu vídeo. Para Lives, compre um microfone mini rhode e uma câmera da Logitech de 1080p.
- Onde gravar, qual deve ser meu cenário, o que o YouTube quer de você e como se apresentar. Qual o tempo máximo de um vídeo e qual a periodicidade deles. Tenha na cabeça que o YouTube é uma rede social que trabalha com algoritimos que premiam produtores de conteúdo que estão sempre produzindo. Frequência é fundamenta. Começamos com 1, 2 vídeos por semana e hoje estamos com até 5 conteúdos por dia. Mas calma, tudo tem seu tempo.
- Vale a pena investir no layout do canal. Tenho certeza que você tem seus designer, desenhistas e artistas favoritos nas redes sociais. Faça um orçamento com eles, ou entre em plataformas como Workana e cote o quanto ficaria um trabalho que reune header, thumb, vinhetas, GCs e identidade visual para o seu canal. Imagem é tudo.
- Edição. Como foi a nossa experiência. Quais os programas e no que se deve prestar atenção. Correção de imagem, som, não exagerar nos memes, ser fluido como uma canção. Copyright, trilha branca e editor dentro do YouTube. É possível fazer tudo sozinho?
- Como escolher Título, Descrição, e Tags. Use o Twitter e o Google Trends pra saber quais temas e palavras estão em alta no dia. Assuntos trends vão te dar mais inscritos. Fuja dos clickbaits.
- Monetização. Para ter direito ao pagamento do YouTube para youtubers, o criador do canal deve primeiro alcançar: 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses; No mínimo mil inscritos. Depois disso, entre no AdSense do YouTube e cadastre seu banco para receber o dinheiro na sua conta. Os ganho são em reais e mensais de acordo com o valor que você receber. O pagamento cai todo dia 22. É necessário aí fazer um contrato no seu banco pra exportação do valor. Como declarar os valores?
- Lives são interessantes ainda? Como foi a nossa experiência e o que mais funciona no nosso conteúdo ao vivo diário. Reacts? O que pode usar? Como funcionam os superchats. Vale a pena assinar uma plataforma para a transmissão. Como é a nossa experiência com o StreamYard em 1080P.
- Quais temas e assuntos devem ficar de fora? Como preencher a adequação para publicidade. Há linguagem imprópria, conteúdo adulto, violência, conteúdo chocante, atos perigosos ou nocivos, conteúdo sobre drogas recreativas, promoção de comportamento desonesto, conteúdo com discurso de ódio e depreciativo, conteúdo relacionado a armas de fogo, acontecimentos polêmicos ou delicados e questões polêmicas. Quanto mais você acertar, mais rápido o YouTube vai liberar sua monetização. Importante deixar a monetização ativada e não colocar mais de um anuncio por quatro minutos de duração do vídeo para não espantar quem assiste e para a experiência ser melhor. Deixe todas as opções clicadas: Anuncio no início do vídeo, anuncio no final do vídeo, anúncio em vídeos puláveis, anúncio em vídeos não puláveis.
- Devo responder todos os comentários? Sim. No início é muito importante pois o algoritmo do YouTube vai entregar mais o seu vídeo se ele estiver com um engajamento melhor. Isso significa, mais tempo de exibição, mais likes, comentários e compartilhamentos. Durante o vídeo, encaixe em algum lugar o pedido pras pessoas comentarem. Preste atenção também nas estatísticas do vídeo. Quando as pessoas estão abandonando seu vídeo, quais títulos e temas funcionaram mais. E trate sues seguidores como amigos, não como fãs
- Quais canais nos inspiraram e nos inspiraram. Durante toda nossa trajetória, assistimos a muitos canais para melhorar nossa performance. É importante estudar e estar sempre atento no que está funcionando, sempre entendendo e conhecendo a sua audiência.
- Tente fazer collabs e aparecer em canais diversos para ficar conhecido. Ofereça conteúdo para parceiros também. Não adianta só pedir uma collab pra alguém que tem mais de 1 milhão de inscritos logo de cara. Tente montar uma comunidade. Pense que é como uma cena de música. Quanto mais bandas tocarem aquele estilo de som, mais fácil para todos aparecerem.
- Use outras redes sociais para alavancar seu YouTube. Fique atento que a conversão não vai ser a mesma. Tínhamos 600 mil seguidores no Facebook quando começamos e só agora, 4 anos depois, atingimos esse número no YouTube. Facebook, Instagram e Twitter não querem que você saia e, portanto, cortam alcance das publicações direcionadas ao YouTube. No Instagram, vale a pena criar uma enquete antes do card que vai falar do seu vídeo novo, pois essas ferramentas aumentam em muito o alcance da publicação.
- Devo assinar com uma network? Assim que chamamos atenção, uma network do Canadá nos procurou. Eles prometeram números, inscritos, collabs e nada aconteceu. Pra isso deveríamos ceder 20% da nossa receita. Ou seja, NÃO assine com uma network. Só eles ganham nessa pois os conteúdos que eles nos passavam são facilmente encontrados no YouTube.
- Quando devo mudar a temática do canal? Assim que o governo Bolsonaro entrou decidimos apostar no modo política/entretenimento. Decidimos apostar por três meses no novo conteúdo para ver se conseguíamos crescer, pois estávamos estagnado naquele momento, com menos de 100 mil inscritos. Nossa mudança foi radical, mas mantivemos o ritmo dos vídeos, o humor sempre como temática principal e continuamos produzindo conteúdo sobre comportamento e cultura.
- Temos nossos haters, mas não deixamos eles pautarem nosso trabalho. Você não está aqui pra agradar todo mundo. Se pensar assim nem comece. Vamos explicar qual a melhor maneira de trata-los. Quando as mensagens se tornam perigosas e precisam de uso de advogado? Segurança e comportamento são essenciais pra não ser atacado. Saúde mental é necessário. Pare pra não pirar. Faça exercícios. Viva também. Hoje o YouTube é como um carro parado que precisa ser acelerado a todo momento. O algoritimo é cruel.
- Como fugir dos processos tendo responsabilidade. É inevitável que quanto maior seu trabalho fique, mais pessoas estarão olhando para ele e consequentemente é possível que venham processos nesse fluxo. Como escapar dos processos e o que fazer quando eles chegam. Cite sempre a fonte. E mais, como não perder monetização no YouTube e não tomar strikes. Contaremos histórias do nosso canal. O caso Monark.
- Quando criar playlists e como usufruir delas? É importante para o canal ficar mais organizado e seu público ter mais facilidade para achar seu conteúdo. Mesmo assim, não fique paranoico com isso porque a maioria de quem o assiste não entrar na sua pagina inicial de acordo com os dados do YouTube.
- Gerente do Youtube, quando conseguir? Foi só a partir dos 500 mil inscritos que ganhamos um gerente de conteúdo. Há canais que ganham essa ajuda com 250 mil. Mas não espere que ele seja a salvação da lavoura. O gerente do YouTube trata de 300 canais ao mesmo tempo e vai ter um tempo bem pequeno pra cuidar de você. Acredite naquilo que você aprendeu com a experiência da plataforma e tente entender os caminhos que ela vai tomar.
- Diversificar receita é muito importante. Até pra você não ficar refém da monetização do Youtube. Temos camisetas, bonés, livro, Apoia-se, comissão de venda com o ICL e o Investidor Mestre do Eduardo Moreira, nosso sitdown comedy e agora este curso. Mas pra que você continue vendendo, você tem que renovar sempre seu público. Por isso, o importante é trazer cada vez mais inscritos. Pra isso, como dissemos anteriormente, há os trends e hoje em dia o formato shorts para isso. Quanto mais inscritos, mais possibilidade de vender seu produto.
- Live, Rolou na Live, Piores, VOD. Diversificar conteúdo também é importante quando já tiver um público maior. É importante sempre mudar, testar, criar algo novo. Criar no digital, sem ter amarras de tempo e quantidade, como era no papel, por exemplo, te faz obrigatoriamente testar novos formatos. Por exemplo, nossos vídeos mais clicados e comentados tinham mulheres na thumb. Isso é uma informação que temos de usar. No futuro pensamos em podcasts, trazer laguma mulher pro canal e diversificar ainda mais o conteúdo. O habito é um dos segredos da audiência. Seu público precisa saber que horas vc estará no ar para que isso se torne um hábito.
- Público alvo. Como entender o seu público. Nossa audiência é mais velha, portanto mais fiel. O caso Felipe Neto e a migração do público dele pro Tik Tok se explica por sua audiência ser mais jovem. O Youtube tem um publico masculino maior. Como atrair o público feminino. O case Porta dos Fundos. E até quando você quer crescer e tornar o seu canal mais profissional? Lembre que você fugiu de um ambiente corporativo. Você quer ter isso tudo de novo?
Conheça seu professor
Helder Maldonado e Marco Bezzi
Helder Maldonado, maior lenhador de bonsai que você respeita, é o criador da página Galãs Feios e dos bordões que você mais ama. Tentou ser jogador de futebol, guitarrista de banda de rock, mas falhou miseravelmente. É jornalista especializado em música, cultura pop e política com passagens pelo IG, Revista Sucesso!,Terra e Record TV. Marco Bezzi é YouTuber da terceira idade, não viu o homem pisar na Lua, mas sabe que a Terra é redonda. Jornalista com passagem pela Ed. Abril, Estadão e Record TV. Participou de especiais na MTV e no Multishow e é coautor do livro Como o Rock Pode Ajudar Você a Empreender, lançado em 2016 pela Saraiva/Benvirá e de Amanhã Vai Ser Pior, o Brasil Segundo a Galãs Feios, lançado em 2020 pela Kotter Editorial.
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