Neste curso, pretendemos analisar a gênese e o desenvolvimento da sociedade burguesa, procurando mostrar como a crise das relações feudais engendrou as condições históricas para a constituição de uma nova forma de sociedade. Nossa preocupação é ressaltar a complexidade desse processo de transição histórica.
O que você vai aprender
- Panorama geral sobre a Renascença, sua origem na Itália e sua expansão no resto
da Europa; - As fases do Renascimento;
- Panorama geral sobre a Renascença, sua origem na Itália e sua expansão no resto
da Europa; - As fases do Renascimento.
- A formação e constituição do Estado Moderno;
- A origem do Estado como conhecemos hoje.
- Reforma, como a grande revolução espiritual da época moderna, inseridos na nova realidade, ou seja, como resultado da transição entre o feudalismo e o
capitalismo.
- O processo de formação do absolutismo na Europa e as justificativas construídas por
teóricos e filósofos como reforços ao poder absoluto dos reis e príncipes.
- O processo de desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra;
- Embates entre o poder da burguesia inglesa, sua luta contra a nobreza.
- A noção de Democracia norte-americanos e fundamental para se compreender as
posturas que o governo estadunidense;
- Desconstruir o discurso oficial que eleva as Grandes Navegações à condição de grande feito da humanidade;
- A história do Japão sob a perspectiva cultural;
- Localizar o Japão no tempo histórico denominado História Moderna;
- A história da Índia, sob a perspectiva cultural;
- Compreensão do que seja Alteridade;
- O encontro entre duas culturas e suas consequências.
- Conhecer a história da Rússia, pouco presente nos cursos de história Moderna;
- Entender a cultura e o povo russo, segundo a noção de Alteridade.
- Leitura diferente daquela que o mundo ocidental apresenta sobre o mundo muçulmano e, principalmente, sobre a religião Islâmica.
- Nova História Cultural;
- Compreender, a partir do conceito de Alteridade, as particularidades de cada grupo humano dentro de suas especificidades e características culturais.
- Civilização como transformação do Comportamento.
- A partir das ideias de Mikhail Bakhtin, abrir espaço para entender como os movimentos populares , principalmente, em momentos de ruptura, foram e são importantes para a transformação da realidade presente.
- O objetivo com esta aula é discutir noções relevantes, presentes na atualidade e que primordialmente estão ligadas à biopolitica, necropolitica, controle do poder, gênero, orientação sexual, minorias e categorização.
Conheça seu professor
Eduardo Afonso
Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), graduação em Curso de História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1984), graduação em Curso de Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1984) , mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis. Tem experiência na área de História Moderna, Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio histórico, memória de vida, memória urb, comunismo; pcb; pcb na constituinte de 1947; hábitos e costumes indigenas, a conquista da América pelo europeu , Apartheid, preconceito racial. Atua igualmente no campo da História Social, História da Arte e História do Brasil contemporâneo e nas relações internacionais Brasil/EUA, desenvolve linha de pesquisa no campo da História e Cinema e História e Memória
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!