O curso almeja promover um entendimento sistêmico e dinâmico das causas e efeitos das relações, padrões e contextos que norteiam a vida na Terra, a partir dos princípios de organização que os ecossistemas desenvolveram para sustentar a teia da vida. Para tanto, será necessário incentivar a capacidade de análise e ampliar a visão crítica, visando uma compreensão holística da vida e seus sistemas, assim como a capacidade de refletir sobre nosso papel e os impactos e consequências de nossas escolhas sobre a sobrevivência de nossa espécie. Pretende ainda desenvolver as habilidades e competências para, a partir da reflexão crítica e da abertura para o aprendizado, levar a compreensão dos gatilhos internos que precisam ser acionados para transformar consciência em ação, por meio do engajamento dos participantes em projeto/atividades que permitam compreender seu panorama local e agir no desenvolvimento de suas comunidades, pela aplicação dos princípios adquiridos. O curso ainda viabilizará o intercâmbio dos resultados das experiências/projetos entre participantes, promovendo a compreensão de outras realidades, a partir do olhar e da experiência de seus pares.
O que você vai aprender
- Objetivos do curso e as estratégias que serão adotadas para permitir maior engajamento dos alunos;
- Explicação do projeto “Um Rio que Passa em Minha Aldeia”.
- Como a cultura molda a visão de mundo que orienta o nosso agir cotidiano. As molduras, o download, em nossa visão da natureza.
- Autopoiese: a vida e seus princípios. Como as interações cognitivas entre organismo e ambiente permitem que o organismo crie seu próprio ambiente e o ambiente permita a atualização do organismo.
- O dilema entre substância e forma. Interdependência, redes, ciclos, fluxos, cooperação, resiliência, diversidade e sistemas aninhados na Natureza.
- Compreender como a vida evoluiu na Terra, criando as condições para que este processo ocorresse de forma contínua. Histórias tradicionais de mitos de criação da vida serão usadas para traçar paralelos de como culturas humanas interpretam este processo.
- Apresentar visões alternativas de mundo desenvolvidas por estas culturas e discutir sua contribuição na formação de uma nova forma de viver no mundo.
- Manifestações artísticas e rituais de povos tradicionais e sua relação com a percepção da Natureza. Resiliência e restauração na vida dos povos indígenas. Conhecimento ancestral na produção e consumo de alimentos. Agroecologia.
- Introdução à prática da Esperança Ativa e o Trabalho que Reconecta. Convite e preparação para a atividade interativa “O Conselho de Todos os Seres”. Reflexão sobre onde estamos, quem somos e o que podemos fazer.
- Dinâmica interativa: O Conselho de Todos os Seres.
- Passos práticos para levar adiante uma nova consciência de mundo: um sentido mais amplo do ser, um tipo diferente de poder, uma experiência mais rica de comunidade, uma visão mais ampla do tempo.
- Exemplos de novas formas de viver no mundo que estão surgindo, que regeneram a capacidade da vida para criar as condições necessárias para manter a vida. Biomimética e a reformulação da tecnologia, design regenerativo, economia circular, valorização da sociobiodiversidade, pertencimento e comunidade.
- Como o que aprendi poderá ser aplicado no futuro que quero construir? O que aprendi ao longo do curso e como isto transformou minha visão de mundo. O que levarei para adiante e o que deixarei para trás.
- Aula será destinada a apresentação dos vídeos dos participantes que aderiram ao projeto, com os resultados e reflexões mais importantes que ocorreram ao longo do processo de investigação.
Conheça seus professores
Suzana Vaz e Waverli Neuberger
Suzana Vaz tem graduação em Ciências Biológicas com bacharelado em Genética pela UFRJ, mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela UFRJ e doutorado pelo Instituto de Biociências (Genética e Biologia Evolutiva) da USP. Consultora e coordenadora de projetos de reflorestamento, extensão rural e agroecologia.
Waverli Neuberger é graduada em Ciências Biológicas (1980), com mestrado (1986) e doutorado (1994) em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago, Chile e em Teoria U: PRESENCING-IN-ACTION LAB for Global-Local Change Makers, pelo Presencing Institute, Cambridge, Massachussets. Foi coordenadora do Centro de Sustentabilidade e professora titular da Universidade Metodista de São Paulo e Secretária de Meio Ambiente de Santo André (1993-1996).
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