Neste primeiro curso, serão apresentadas informações sobre os moradores ancestrais desse território, vegetais e animais que consumiam em sua alimentação corriqueira, qual era a alimentação habitual do português colonizador antes de sua chegada ao Brasil, bem como toda a influência que trouxe para a miscigenação cultural com os povos indígenas, no que diz respeito a ingredientes, técnicas de cocção e adaptações de pratos.
O que você vai aprender
- Abordagem sobre alguns povos indígenas habitantes do litoral e do interior.
- Identificação e descrição de alguns dos principais vegetais – raízes, tubérculos, folhas e frutos – que compunham a alimentação habitual dos povos indígenas ancestrais.
- Identificação e descrição de algumas das principais proteínas de origem animal – peixes, mamíferos (incluindo carne humana), repteis, anfíbios e aves – que compunham a alimentação habitual dos povos indígenas ancestrais.
- Explicação de como as farofas são uma criação indígena brasileira e de quanto as diversas pimentas nativas importavam para a alimentação daquele período.
- Nesta aula apresentaremos um vídeo que ensina o aluno a preparar três receitas de farofas.
- O que se comia, no campo dos vegetais e animais, em Portugal, antes dos colonizadores aportarem em nosso litoral; a importância das especiarias indianas para a conservação e saborização da alimentação portuguesa.
- Quais as implicações da evolução tecnológica obtida a partir da utilização de fornos de assar, em contraponto à tecnologia indígena de utilização de chapas de barro ou pedra para preparação da farinha de mandioca?
- Como algumas receitas tradicionais portuguesas chegaram ao Brasil e quais adaptações precisaram sofrer para a sua execução em nosso País.
- Animais trazidos pelos colonizadores e que ocuparam espaços fundamentais na alimentação do povo brasileiro.
- Quem eram o caiçara e o caipira, no inicio de suas formações..
- A criação desse artefato tão brasileiro, originário da junção de conceitos indígenas e europeus de cocção.
Conheça seu professor
Heyttor Barsalini
Heyttor Barsalini é diretor teatral formado pela Unicamp, pesquisador, palestrante e autor do livro "A História da Alimentação nas Terras de Yperoig". Criou e administra o núcleo de pesquisas Receitas Históricas Brasileiras. Foi gerador de conteúdo e apresentador de coluna semanal de rádio sobre a história da alimentação. Gera conteúdo e apresenta o canal no YouTube, sobre o mesma tema. Colabora com publicações de revistas e sites, sobre o assunto.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para contato@institutoliberta.com.br que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!