O curso pretende revisitar as últimas duas décadas de embates políticos no Brasil: do auge do lulismo à ascensão do bolsonarismo. A ideia, para além de retomar a “crônica política” recente, é refletir sobre as grandes linhas do intrincado processo social brasileiro, com destaque para:
a) a centralidade da questão nacional e do petróleo no Golpe de 2016, ecoando disputas que vem dos anos 1950;
b) a retomada, pela direita neoliberal e lavajatista, da mesma sintaxe moralista de base udenista, utilizada contra o trabalhismo varguista no século XX;
c) a ideia de que a Lava Jato e o bolsonarismo, mais do que uma operação para destruição do PT e de Lula, significam um ataque frontal ao projeto de Estado nacional que se iniciou em 1930;
d) o papel decisivo dos combates de informação, com destaque para o que se passou na internet desde a primeira década do século XXI (dos blogs aos canais de jornalismo no Youtube, com a construção da resistência progressista na comunicação, enquanto a extrema direita apostou nas fake news e nos gabinetes do ódio).
O curso tem base na experiência e nos escritos jornalísticos do autor, que atua desde 1990 como profissional da comunicação; mas está lastreado também na formação do mesmo como doutor em História pela Universidade de São Paulo. Serão cinco aulas, quatro delas com a participação de convidados especiais que nos ajudarão a refletir sobre:
o novo ecossistema midiático no Brasil (Renato Rovai);
a articulação internacional da extrema direita (Heloísa Villela);
a história golpista da elite e da mídia no Brasil (Lindener Pareto); e
o ataque das “bigtechs” à democracia (Renata Mielli).
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Rodrigo Vianna
Rodrigo de Luiz Brito Vianna é jornalista desde 1990. Foi editor e redator na Folha, depois migrou para o telejornalismo como repórter da TV Cultura de São Paulo. Foi repórter especial da TV Globo por 12 anos e ocupou a mesma função na TV Record por mais de uma década. Tem profundo conhecimento empírico sobre as construções narrativas e os bastidores da mídia comercial. Manteve por quase 15 anos o blog Escrevinhador, e fundou o movimento de blogueiros progressistas (ao lado de Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim, Cynara Menezes, Luiz Carlos Azenha, Renato Rovai, entre outros). Teve passagem pelo Brasil 247 e colabora com o canal do Brasil de Fato e a TVT. Desde 2023, é apresentador e comentarista do ICL Notícias. Ganhou os prêmios Vladimir Herzog e Embratel de jornalismo. É doutor em História Social pela USP, com especialização nas conexões entre a esquerda armada e o nacionalismo, nas últimas décadas do século XX, com foco no estudo de organizações guerrilheiros, como o M-19 (Colômbia), o MLN-Tupamaros (Uruguai) e o PRT-ERP (Argentina).
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!