O dia 7 de outubro de 2023 abriu um novo capítulo na história da chamada Questão Palestina. Em um movimento sem precedentes, o grupo de resistência palestino Hamas - considerado terrorista por Israel, EUA, Canadá, União Europeia e Japão - conseguiu derrubar uma parte da cerca da Faixa de Gaza e adentrar o território considerado parte do Estado de Israel. Na ocasião, o Hamas sequestrou e matou diversos civis israelenses. Como resposta, Israel iniciou uma campanha militar de bombardeios diários e bloqueio total da Faixa de Gaza, matando milhares de civis palestinos, com total apoio dos EUA. Uma das primeiras medidas foi encerrar o fornecimento de água, alimentos e eletricidade para a população local. Desde 2005, a Faixa de Gaza não conta mais com colonos israelenses vivendo dentro daquela região, de forma que Israel argumenta não mais ocupá-la e, portanto, não tem mais responsabilidade sobre aquele espaço e sua população. Ao mesmo tempo, porém, Israel continuou controlando a fronteira terrestre e os espaços aéreos e marítimos, bem como tudo o que entra e sai de Gaza - de pessoas a produtos, como comida, medicamentos e materiais de construção. Mas, o que é a Faixa de Gaza? Como e por que o Hamas surgiu? Qual é o papel que Israel exerce na vida cotidiana dos palestinos de Gaza? Como tudo isso se relaciona ao contexto maior da Questão Palestina?
O que você vai aprender
Conheça sua professora
Isabela Agostinelli
Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) da PUC-SP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Especialista em Estudos sobre Oriente Médio e Palestina, com foco na Faixa de Gaza.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!