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A Cultura Popular e Seus Símbolos

Maria Gomide
Pilar: Cultural
A Cultura Popular e Seus Símbolos
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A Cultura Popular e Seus Símbolos é um curso para estudar os saberes populares através do contato direto com os fazedores de cultura do Cariri- CE. Será mediado pela educadora, artista e brincante Maria Gomide e tem por objetivo aproximar quem se interessar em estudar os processos de aprendizado, produção de conhecimento, criação e reinvenção de tradições através do estudo das manifestações tais como reisado, coco, guerreiro, bacamarteiro, maneiro pau.
Através das manifestações artísticas de tradição ancestral perceber linguagens, símbolos que apontam para a percepção de uma educação sensível nutridora e formadora do ser humano no campo afetivo, de construção coletiva e pertencimento comunitário.

O que você vai aprender

  • A cultura popular os ritos, e modos artísticos de conduzir um trabalho coletivo. A música, o ritmo, o sagrado, o profano, a fé, os sonhos, a busca por dias melhores. O reconhecimento da ancestralidade, das raizes, das histórias e a consciência da memória. Narrativa de trajeto: Você chegou aqui na cacunda de quem?
  • As narrativas de si. Perceber e reconhecer a ancestralidade, as histórias e as memórias familiares e comunitárias. Exercícios de integrar coletivos, do servir e do serviço. Construção de uma bandeira do divino através da percepção de cada um.
  • Vivência com Mestre Dodo do Reisado São Francisco, a estrutura da brincadeira, o canto, a dança, os trajes, os adereços. O reisado como um brinquedo de se brincar em coletivo.
  • Vivência com Mestre Antônio Evangelista e o Mestre Raimundo, coordenadores do Reisado dos Irmãos. As diversas formas de se brincar reisado, os ritmos, os entremeios, a recriação das indumentárias. A reinvenção das tradições populares.
  • Vivência com o Mateu Mestre Raimundo, do Reisado dos Irmãos. O riso dentro dos folguedos populares, as dramaturgias, e a construção das piadas através do tempo.

Os folguedos populares como brinquedos de se brincar em coletivo. A vivência com o brinquedo na formação humana. Como brincar junto em uma sociedade que só ensina brincar sozinho? SolidãoXansiedadeXdepressão. A espetacularização da cultura e a transmissão dos saberes.

  • Vivência com a Mestra Marinez, coordenadora do grupo de coco Frei Damião. A mulher na cultura popular, a recriação das tradições e o cativar das novas gerações.
  • Vivência com Mestre Nena, coordenador do grupo Os Bacamarteiros da Paz. A agricultura e a cultura, artes e fazeres da formação de um povo.
  • Vivência com Carlos Gomide, bonequeiro com 45 anos de tradição, criador da Carroça de Mamulengos, nessa aula apresentará seu acervo de bonecos históricos.
  • Vivência com Schirley França, brincante fundadora da Carroça de Mamulengos, mãe de oito filhos, e avó de cinco netas. Nessa aula apresentará as bases da pedagogia brincante, e a experiência de educação por dentro da cultura popular.
  • Audição As tradições populares são transmitidas através da oralidade, saber ouvir é o primeiro aprendizado para se aprender. A audição como elemento estruturante do aprendizado.
  • O aprendizado através da visão, da vivência do ver, exercício de enxergar o que está acontecendo ao redor. As relações intergeracionais e a transmissão dos saberes.
  • O desenvolvimento do tato, através da dança, o corpo e o ritmo. O exercício de coletivo das danças populares, e o estímulo sensorial e cognitivo do toque e do som.
  • Os alimentos dentro da cultura popular. Os alimentos de abundância, os fazeres coletivos. A cultura de se compartilhar fartura.
  • A ligação do olfato com a memória. O desenvolvimento do aprendizado através da percepção sensorial dos aromas. As ervas medicinais na cultura popular.

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A Cultura Popular e Seus Símbolos

Maria Gomide

Maria Gomide é natural de Natal, mas poderia ser do Cariri, de Brasília, ou de tantos outros lugares por onde sua família Carroça de Mamulengos percorreu. A Carroça de Mamulengos é uma companhia de arte formada pela família Gomide. Em 2017/2018 foi professora convidada de arte brincante do festival ICAFF em Amsterdan (Holanda). Entre 2017 a 2020 coordenou o departamento de cultura popular da secretaria de cultura de Juazeiro do Norte, sendo responsável pela idealização e realização do projeto Ciclo de Reis. Trabalha na área de direção artística, produção musical, criação de roteiro, arte e educação. Nas linguagens cênicas atua com o canto, danças populares, palhaça, perna de pau e música. É coordenadora do curso de pós graduação “ Saberes Populares para a Arte e a Educação, através das Vivências com a Carroça de Mamulengos- O que nós podemos fazer por nós mesmos?” uma parceria da Carroça de Mamulengos com o centro de ensino A Casa Tombada-SP. É mãe da Ana, com quem forma a dupla de palhaças MariAna, e juntas desenvolvem pesquisas, vídeos e espetáculos tendo a vivência como experiência cênica.

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