Este curso vem num momento crítico da história humana, onde se encontram diversas crises simultâneas, produto de um modelo de desenvolvimento extremamente equivocado. Este modelo foi concebido e modelado por um aparato científico, tecnológico e produtivo que nunca colocou a sustentabilidade em sua equação. Hoje, com as evidências produzidas por uma ciência comprometida com a vida, começam a surgir ações de mitigação e reversão de um cenário de futuro mortal que se desenha, embora sem um arcabouço adequado para tal enfrentamento. É o caso dos sistemas alimentares atuais, que estão se provando insustentáveis sob diversos pontos de vista, de forma crescente e com abundante evidência científica. A convergência das crises econômica, social, ecológica, política, ética e de saúde por qual atravessa o processo civilizatório atual, exige respostas contundentes, em todos os campos do conhecimento, mas especialmente no da educação, da ciência e da tecnologia.
Dentro desse quadro complexo de crises múltiplas, sistêmicas e convergentes, surgem alternativas paradigmáticas como a “Agroecologia”, com grande potencial transformador transdisciplinar e intersetorial e que alberga uma complexidade de conhecimentos e métodos com grande capacidade de reconfigurar e redesenhar os sistemas alimentares em crise, para que sejam mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos. Este curso permite compreender este cenário atual e conhecer os elementos que compõe a Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento socia.
O que você vai aprender
Conheça sua professora
Beatriz Stamato
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diploma de Estudos Avançados em Didática e Organização Escolar e doutorado em Innovación Curricular y Práctica Sócioeducatuva, ambos na Universidad de Córdoba - Espanha. Tem formação e experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e Metodologias Participativas, bem como em Epistemologia, Filosofia da Educação e Sustentabilidade. Faz parte do Conselho Admnistrativo do Instituto Giramundo onde coordena atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atualmente é professora na Faculdade Galileu. Foi pesquisadora de Pós Doutorado do INTERSSAN - Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP de Botucatu. Desenvolve projetos relacionados à mulheres rurais, jovens, comunicação e participação cidadã no Instituto Giramundo. Coordena a Escola Giramundo de Agroecologia e Saberes Essenciais para a Vida.
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