O curso tem como objetivo apresentar e discutir conteúdos centrais da produção teórica de autores que contribuíram para a análise crítica da sociedade moderna. O intuito desse esforço é articular elementos que constituem bases para a formação de um pensamento crítico. No nosso curso, buscaremos apresentar os conteúdos centrais na produção teórica de intelectuais que contribuem para uma análise crítica da sociedade moderna; articular conceitos desenvolvidos no escopo de teorias críticas com eventos da história brasileira e produções teóricas que busca interpretar a sociedade brasileira; trabalhar a gênese histórica dos conceitos elencados como centrais na obra de cada autor selecionado e, junto a isso, explicitar as condições históricas e principais fontes teóricas que os constituem; compreender criticamente o papel que determinadas teorias cumprem na legitimação de relações de exclusão, dominação e exploração com aparência científica.
O que você vai aprender
- O trabalho de Marx como análise crítica à estrutura, gênese e desenvolvimento autonomizado do capitalismo;
- Como Marx parte da análise da mercadoria para revelar as dinâmicas próprias do modo de produção capitalista;
- As características especiais da força de trabalho na dinâmica das mercadorias;
- Como os críticos de Marx destacam o caráter economicista na análise das lutas de classes;
- Os conteúdos centrais que abrem campo para a crítica à insuficiência da explicação dos fenômenos sociais reduzidos aos aspectos econômicos
- As dinâmicas do fenômeno religioso analisadas por Weber como garantidoras da reprodução de privilégios;
- A dupla função religiosa de responder de modo convincente questões de orientação e sentido da organização social, assim como de legitimação da existência de privilégios;
- Os aspectos específicos da religiosidade ocidental e seus impactos para as tensões e dinâmicas sociais;
- As características do cristianismo como teodiceia do sofrimento, seu conteúdo específico na vertente protestante e suas implicações éticas e políticas;
- Como a religião ocidental se converte em um racionalismo de dominação do mundo;
- Elementos centrais que possibilitam o entendimento de como Norbert Elias analisa a constituição da auto interpretação europeia como cultura específica;
- Como Elias articula a forma de configuração social com a formação e constituição dos sujeitos e os mecanismos de controle de afetos ou autocontrole;
- As fases de transformação das dinâmicas sociais no ocidente apresentadas por Norbert Elias a compreensão do processo civilizatório
- A função central do controle em sua articulação com a necessidade de produzir distinção social;
- A especificidade da dominação da burguesia e suas implicações para as imposições de regras de conduta e do controle característico da ordem civilizatória;
- Os elementos centrais que constituem o habitus;
- Dois elementos centrais da análise freudiana: 1. neurose ou patologias da psique como mecanismos da vida sadia levadas ao exagero/paroxismo; 2. buscar a base da vida adulta na infância;
- Apresentar os aspectos gerais do “complexo de Édipo” desenvolvido por Freud, articulados à organização social;
- Os processos de identificação como elemento central na psicologia das massas e sua importância para se compreender o movimento de seguidores em torno de um líder;
- Como a partir de Erich Fromm o conteúdo psicanalítico se converte em uma análise da sociedade;
- O modo como Erich Fromm articula o problema das tensões entre Id, Ego e Superego para indicar o conteúdo irracional do que chama de personalidade sadomasoquista;
- Compreender as bases do conceito de esfera pública que acompanha toda a produção teórica de Habermas;
- A passagem da organização do poder na Idade Média para a Idade Moderna sob a instauração de uma nova lógica na organização social: o debate público;
- Como se constitui a relação entre verdade e justiça, de modo que o justo seja definido por meio da argumentação racional;
- Como a formação das massas trabalhadoras e a expansão da esfera pública no século XIX nos países capitalistas colocam novos problemas em torno da questão do debate público;
- Elementos centrais da produção de Habermas em torno do problema do âmbito da moralidade na esfera pública e seus desdobramentos no conceito de “pragmática universal”;
- Aspectos gerais da questão do reconhecimento em Hegel e seus desdobramentos para o trabalho com as concepções de justiça e conteúdos morais socialmente constituídos e reproduzidos;
- Como a constituição do chamado “mundo ocidental” é, no fundo, a consolidação histórica de uma hierarquia moral;
- Os dois princípios assumidos por Taylor como conteúdos fundamentais para a constituição do ocidente: 1. a noção de interioridade; e 2. a noção de afirmação da vida cotidiana;
- A noção de produtor útil com a constituição da cidadania;
- O conceito de expressivismo, surgido de um desenvolvimento da interioridade, que passa de uma base universalizável para uma compreensão individual singular;
- Como a partir da filosofia hegeliana é colocado em questão os valores morais como fundamento para a organização das formas sociais em torno da luta por reconhecimento;
- A dimensão da vida privada como uma esfera de relações afetivas intensas em um círculo reduzido de pessoas;
- Como se desenvolve a dimensão jurídica no interior das lutas pelo reconhecimento, trabalhada por Honneth de modo específico como relação de autorrespeito;
- O problema do mérito no interior da luta pelo reconhecimento que envolve os efeitos de desempenhos diferenciais em relação aos outros sujeitos;
- Os três principais conceitos desenvolvidos por Bourdieu: 1. habitus; 2. campo; e 3. capital;
- Como Bourdieu desenvolve o conceito de habitus como disposições de comportamento e suas implicações;
- O conceito de campo como espaços de disputas que desenvolvem uma ilusão sobre o que está sendo especificamente disputado;
- Como Bourdieu constitui o conceito de capital de modo amplo com especial destaque ao capital cultural;
- Como os conceitos de Bourdieu se articulam para revelar as dinâmicas de inferiorização das classes trabalhadoras em torno do gosto estético na obra A distinção: crítica social do julgamento;
- Como as dinâmicas de relações de dominação e de exploração entre nações são justificadas teoricamente sob os conteúdos da teoria da modernização;
- As condições que tornam possível a produção teórica sobre a modernização nos Estados Unidos e a função que ela cumpre para a legitimação e manutenção da nova ordem de organização e dominação global;
- Como Parsons a partir da animalização dos povos do sul sob as noções de tradição e afeto, substitui a figura do branco pela figura do protestante, o que implica em constituir uma distinção entre determinados grupos humanos por outros baseada na noção de estoque cultural;
- Como as construções teóricas desempenham funções de legitimação de relações de violência, dominação e exploração com aparência científica, destacando elementos teóricos articulados com eventos recentes da história brasileira;
- Os limites, as insuficiências e as contradições das teorias modernizantes em seus conteúdos principais e no panorama de seu desenvolvimento histórico, com especial esforço de desmontar as bases
Conheça seu professor
Jessé Souza
Graduado em Direito e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). Pós-doutorado em Psicanálise e Filosofia na The New School of Social Research (Nova York). É autor de mais de 20 livros e de artigos e ensaios em vários idiomas. Entre seus maiores sucessos se destacam A classe média no espelho; A tolice da inteligência brasileira, A radiografia do golpe e Subcidadania brasileira; Ralé brasileira e Os batalhadores brasileiros. Foi presidente do IPEA.
Para quem é indicado
Para quem deseja desenvolver a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente, e compreender a conexão lógica entre ideias.
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