O curso tem como objetivo apresentar um panorama geral do desenvolvimento histórico do evangelicalismo no Brasil, com foco especial em seu maior segmento: os pentecostais (aproximadamente 80% do segmento no país). Para tal, em primeiro lugar discutiremos as raízes e a trajetória de expansão das principais denominações evangélicas, observando as relações entre as transformações do capitalismo brasileiro, sua estrutura de classes e o crescimento das igrejas, assim como as características gerais da organização institucional interna das principais denominações e a composição de seus fiéis (gênero, raça, classe etc.). Por fim, trabalharemos algumas reflexões sobre a relação entre evangelicalismo e conservadorismo no Brasil, com suas particularidades e contradições.
O que você vai aprender
Um balanço crítico do uso da religião na mobilização política e as dificuldades de compreensão do movimento evangélico.
Um panorama geral da expansão do evangelicalismo no país sob o processo de modernização capitalista da sociedade brasileira.
Compreender através da história do pentecostalismo as bases da formação de uma religião popular, periférica e dinâmica.
Analisar as estruturas institucionais das principais denominações e compreender o que se convencionou chamar de "padrão episcopal".
Analisar de modo crítico a composição de classes da membresia e da hierarquia religiosa, assim como o papel desempenhado pelas igrejas na reprodução social brasileira.
Discutir a onda mais recente de expansão evangélica, compreendendo o surgimento do neopentecostalismo e as relações entre religião e neoliberalismo.
A partir do conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, refletir sobre a atual conjuntura das igrejas evangélicas e o papel desempenhado na arena política brasileira.
Trabalhar conceitos, categorias e possíveis metodologias para a análise crítica do fenômeno religioso no Brasil de nosso tempo.
Articular as discussões sobre o evangelicalismo no Brasil e a produção teórica de Jessé Souza, especialmente no que diz respeito à sua teoria das classes sociais e às críticas à tradição sociológica brasileira.
Balanço e perspectivas: propor uma análise geral da conjuntura evangélica brasileira, as tensões entre movimentos religiosos conservadores e a mobilização progressista existente e perspectivas sobre os rumos da expansão da religião evangélica no país a partir do aparato teórico desenvolvido no curso.
Conheça seu professor
Bruno Reikdal
Graduado e mestre em Filosofia (UFABC), doutor em Economia Política Mundial (UFABC) e com formação em Teologia (ICEC). Educador popular, pesquisador associado ao Departamento Ecuménico de Investigaciones, da Costa Rica, editor da Revista Zelota e autor de "Fascismo como Religião" (2022) e "Fetichização do poder como fundamento da corrupção" (2018).
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!