Este curso oferecerá aos participantes uma introdução abrangente às várias áreas da astronomia, com ênfase nas mais recentes descobertas e questões em aberto nesse campo de pesquisa. A abordagem utilizada será adequada para aqueles que não possuem nível superior, explorando os tópicos de maneira conceitual e evitando o uso de formalismos matemáticos e físicos complexos. Cada aula é autocontida, ou seja, pode ser assistida de forma independente das demais.
O que você vai aprender
Nesta aula apresentarei conceitos da astronomia clássica ainda em uso hoje, tais como esfera celeste e magnitudes estelares, com o objetivo de mostrar como a cosmovisão ocidental evoluiu desde a antiguidade até o surgimento dos telescópios em 1609.
O telescópio é a ferramenta principal do astrônomo. Com esta aula mostrarei alguns dos tipos de telescópio com exemplos dos principais instrumentos existentes hoje e as descobertas feitas por eles.
A aula vai começar com a expansão do sistema solar, dos 7 “planetas” da antiguidade para a visão moderna oferecida pela astronomia. Estudaremos o Sol como uma estrela, desde o seu interior até a corona, abordando aspectos como geração de energia, estrutura, etc.
Seguindo a aula anterior, estudaremos toda a diversidade de objetivos encontrados no sistema solar: planetas, planetas-anões, cometas, asteróides, centauros, etc.
Uma das grandes descobertas do séc. XX for que o espaço entre as estrelas não é vazio. Nesta aula, mostraremos como o meio interestelar é estudado na astronomia, e sua vital importância como local de surgimento de estrelas e sistemas planetários.
Continuando o tema da aula anterior, mostrarei um panorama de como as estrelas evoluem após seu nascimento, explorando temas intrigantes da ciência moderna tais como buracos negros e estrelas de nêutrons.
As estrelas nunca nascem sozinhas, mas em grupos que podem ser pequenos ou muito grandes. Com este tema, explorarei um dos grandes capítulos da história da ciência em que, através do estudo de aglomerados estelares, desvendou-se o ciclo de vida das estrelas.
Como medir a distância entre a Terra e a Lua? E a distância entre uma supernova nos confins do Universo conhecido? Nesta aula contarei como a criatividade dos astrônomos nos permitiu hoje mapear em detalhes o Universo como nunca antes.
Em 1995 a humanidade foi apresentada ao primeiro exoplaneta, que foi batizado de Helvetios e orbita a estrela 51 Pegasi. Depois desta descoberta singular que levou a descoberta de milhares de outros exoplanetas, a ciência está hoje mais perto do que nunca para responder à pergunta: há vida fora da Terra?
Vivemos em uma galáxia, entre tantas incontáveis outras. Este conhecimento, entretanto, foi a obra de gerações de astrônomos, cuja história contarei nesta aula.
Estudaremos nesta aula como o Universo de formou a partir do Big Bang e como a matéria escura atuou de forma decisiva para formar as maiores estruturas conhecidas do Universo: os aglomerados e superaglomerados de galáxias.
O curso se encerrará com um olhar para o futuro. Abordarei alguns tópicos em aberto na astronomia moderna e quais as estratégias que os astrônomos conceberam para desvendá-los.
Conheça seu professor
Dr. Alex Cavaliéri Carciofi
lex Cavaliéri Carciofi é um astrofísico e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo desde abril de 2009. Sua especialidade é o estudo de estrelas de alta massa, com foco no seu material circunstelar. Ele possui uma ampla experiência em computação de alto desempenho (HPC) e simulações astrofísicas, especialmente nas áreas de hidrodinâmica e transferência radiativa.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!