contado a partir das trajetórias delas, ganha outras interpretações que extrapolam as análises teóricas e trazem à tona novos marcos políticos. Esse curso propõe uma análise do feminismo nas primeiras décadas do século XX. Para elaborar as análises, propõe uma vista geral sobre questões teóricas e o exame de documentos históricos. Dessa forma, considera a conexão entre a organização de mulheres, movimentos sindicais e da esquerda envolvendo a experiência racial no Brasil. Considera, também, a experiência a organização política das trabalhadoras na luta por direitos, não apenas no Brasil, numa articulação entre fronteiras, oferecendo interpretações que ajudem a obter um quadro mais amplo da organização de mulheres e da luta por direitos. O curso presenta e propõe a leitura de fontes históricas tais como jornais, panfletos e documentação policial. Com isso, pretende-se compartilhar como as noções de igualdade e justiça social mudam com o tempo.
O que você vai aprender
Conheça sua professora
Glaucia Fraccaro
Professora adjunta do Departamento de História da Universidade de Santa Catarina. Autora do livro “Os Direitos das Mulheres – Feminismo e Trabalho no Brasil” que saiu em 2018 pela editora da FGV. É doutora em história social pela Unicamp.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!