Os povos indígenas formam um contingente de cerca de um milhão de brasileiros que buscam manter uma memória ancestral baseada na compreensão de tempo circular denominado de Bem-Viver. Tal modelo de existência está em constante mudança, pois se baseia na manutenção de valores desenvolvidos ao longo de uma trajetória de mais de 10 mil anos. Essa mesma trajetória foi abalada com a chegada de invasores que, alimentados por outras crenças e sentimentos, foram se apossando do solo sagrado da gente originária e se constituindo como os narradores de uma história que foi deixando de lado as tradições ancestrais ou, quando muito, transformando crenças em folclore. Ainda que tenham sofrido muitas perdas, os povos indígenas se mantiveram fiéis e atravessaram os séculos numa resistência permanente garantindo sua sobrevivência física e espiritual que ainda hoje reverbera no coração de toda Gente brasileira. Contar a trajetória desta saga e inscrevê-la nos corpos dos cidadãos desta pátria é mais que uma obrigação, é garantia de alcançarmos o Brasil que desejamos.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Daniel Munduruku
Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Mestre e Doutor Educação pela USP - Universidade de São Paulo e Pós-Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL - Câmara Brasileira Do Livro; Prêmio da Academia Brasileira de Letras – ABL; Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq; Prêmio Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO; Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Nesta cidade é Diretor-Presidente do Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais e do selo Uka Editorial, empresa prestadora de serviços e publicação de livros voltados para a difusão da literatura indígena. É membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Atualmente Daniel administra uma livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 18 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 teve três títulos indicados para o Prêmio Jabuti e concorreu à cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras.
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!