O curso tem como objetivo apresentar criticamente um panorama da história da empresa Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás, e do processo de desconstrução da estatal. A Petrobrás é o maior projeto nacional, criada a partir de uma visão estratégica e nacionalista, foi o grande motor do desenvolvimento nacional por décadas. Graças à Petrobrás, o setor petrolífero nacional chegou a representar 13% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil. No entanto, esse grande projeto nacional está sendo destruído por uma visão liberal que não mais existe no mundo. Serão analisados o passado, o presente e o futuro do setor petrolífero nacional, o papel estratégico da Petrobrás e do próprio Estado brasileiro.
O que você vai aprender
Conheça seu professor
Paulo César Ribeiro Lima
Foi funcionário do Banco do Brasil e servidor do Banco Central. Depois de se formar em engenharia, na Universidade Federal de Minas Gerais, foi aprovado em concurso da Petrobrás, onde trabalhou por cerca de 16 anos. Por ter sido o primeiro colocado, escolheu o Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), onde trabalhou no desenvolvimento de tecnologias para exploração e produção de petróleo em águas profundas. Fez mestrado em engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado na Universidade de Cranfield na Inglaterra. Sua tese de doutorado foi premiada como a melhor tese da Escola de Engenharia. Também foi professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE e do Instituto de Ensino Superior Planalto. Em 2002, fez concurso para Consultor Legislativo do Senado e da Câmara dos Deputados para a Área de Economia-Minas e Energia; foi aprovado em ambos. Ao longo dos seus 15 anos de trabalho como Consultor Legislativo, participou ativamente do processo legislativo no Congresso Nacional, com destaque para os novos marcos legais do Pré-Sal, dos royalties para a educação e saúde, dos biocombustíveis, do setor elétrico e do setor mineral. Depois de 38 anos de trabalho formal, aposentou-se no dia 30 de abril de 2018. Atualmente, presta assessoramento a empresas, organizações e Parlamentares.
Pré-requisitos
Vontade de aprender
Investimento Zero Risco para você
Adquira agora e se dentro de 15 dias você achar que não é para você, é só enviar um e-mail para [email protected] que devolvemos seu investimento, sem questionamentos ou demora. Garanta Agora Mesmo!